00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7212
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
Título(s) alternativo(s): TCC Artigo graduação
Autor(es): Souza, Maria Lucia Ferreira de
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Maria do Socorro Dias de
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Tatiane Hilário de
Resumo: Este artigo propõe-se a uma análise sobre o ensino de probabilidade nos anos inicias da Educação Básica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho justifica-se pela necessidade da formação contínua de professores, haja vista a necessidade de inovações curriculares em razão do estudo sobre probabilidade – desde as ideias sobre aleatoriedade, perpassando pelos conceitos de espaço amostral e quantificação de probabilidades, até a noção de risco. Assim, o objetivo deste artigo é observar atividades propostas pelo livro didático quanto ao ensino sobre probabilidade, realizando um contraponto com a teoria de Bryant e Nunes (2012). Levanta-se como problema se há dificuldade dos alunos em assimilar os conteúdos propostos pela matemática, sendo a probabilidade um deles? Como metodologia optou-se por uma revisão de literatura por meio de uma pesquisa qualitativa com abordagem explicativa. Este trabalho resultou na identificação das diretrizes definidas pela literatura atual no tocante ao ensino e à aprendizagem da probabilidade nos anos iniciais de escolaridade, conforme a BNCC para o processo educacional no Brasil. Conclui-se que o conjunto de atividades observadas se compromete com abordagens significativas em sala de aula, haja vista ser uma construção processual do conhecimento probabilístico nos anos iniciais da Educação Básica.
Abstract: This article proposes an analysis of probability teaching in the early years of Basic Education from the Common National Curriculum Base (BNCC). This work is justified by the need for continuous teacher education, considering the need for curricular innovation due to the study of probability - from ideas about randomness, through the concepts of sample space and quantification of probabilities, to the notion of risk. The theme of this article is to observe the activities proposed by the textbook regarding the teaching on probability, making a counterpoint to the theory of Bryant and Nunes (2012). The problem arises: is it difficult for students to assimilate the content proposed by mathematics, with probability being one of them? To solve this problem, an identification is made of the guidelines defined in the current literature regarding teaching and learning of probability in the early years of education, covering what the BNCC proposes for the educational process in Brazil. It is concluded that the list of observed activities commits to meaningful approaches in the classroom, since it is a procedural construction of probabilistic knowledge in the early years of Basic Education.
Palavras-chave: Probabilidade
Educação Básica
Anos iniciais
Ensino e Aprendizagem de Probabilidade
Probability
Basic education
Early years
Teaching and Learning of Probability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SOUZA, Maria Lucia Ferreira de. Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7212
Data do documento: 1-jun-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Probabilidade - proposta para os anos iniciais a partir da BNCC.pdf736.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.