00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee1Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.creatorSilva, Giancarlos Arvelino-
dc.creatorViricimo, Valdênia dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-04T19:58:39Z-
dc.date.available2020-09-04T19:58:39Z-
dc.date.issued2019-11-07-
dc.identifier.citationSILVA, Giancarlos Arvelino, VIRICIMO, Valdênia dos Santos. A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia da Infânciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPensamento espacialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleA construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) articula componentes que integram amatriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a saber: “Estágio Supervisionado 2 (Educação Infantil)” e “Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1” para constituição e discussão da temática denominada “a construção de noções espaciais”. Para tanto, elaboramos um projeto de “intervenção” a ser vivenciado com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió/AL, considerando o referencial da Geografia da infância (LOPES, 2018) e a mobilização de linguagens várias, entendidas como “formas de dizer, pensar, agir, infantis” (LOPES, MELLO & BOGASSIAN (2013). A elaboração do projeto de estágio na educação infantil e sua vivência são aqui analisadas com base no referencial citado com o objetivo de compreender a relevância da construção das noções espaciais. Concluímos, reafirmando a necessidade de se promover a brincadeira e a interação para que possam ser a matriz dos processos de construção das noções e relações espaciais, ao mesmo tempo que a vivência, a experiência e a imaginação, sem que sejam descaracterizadas ou transformadas em mais um protocolo escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.