00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Kennerson Nascimento de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3918727202912115pt_BR
dc.creatorOliveira, Arthur Wayne Basílio Brasileiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9520957137473844pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-25T02:58:01Z-
dc.date.available2020-08-25-
dc.date.available2020-08-25T02:58:01Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Arthur Wayne Basílio Brasileiro de. O uso do aplicativo euclidea no ensino de geometria na educação básica. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7182-
dc.description.abstractThroughout this work, we will present a handguide of instructions about the use of the app Euclidea, the orientations of Base Nacional Comum Curricular, and the skills and competences (of the curricular framework) that Euclidea can reach. After that, we will present the detailed solutions for the two first levels, with comments on the possible applications in classroom, and finishing, the result of the application of the app Euclidea as an active metodology for teaching of mathematics in a school of a suburban district in Macei ́o, intending to be an modern alternative and atractive for the teaching of geometry for the elementary school. The study of this work is intended for the elementary and high schools, but it may be used in undergraduation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEuclidea (Aplicativo)pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectEuclideapt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO uso do aplicativo euclidea no ensino de geometria na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of the euclidea application in the teaching of geometry in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAo longo deste trabalho, será apresentado um manual de instruções sobre o uso do aplicativo Euclidea, as orientações da Base Nacional Comum Curricular, e as habilidades e competências (do referencial curricular) que o Euclidea pode alcançar. Posteriormente, apresentaremos as soluções detalhadas dos dois primeiros níveis, com comentários acerca das possíveis aplicações em sala de aula, e finalizando, o resultado da aplicação do aplicativo Euclidea como uma metodologia ativa para ensino da matemática em uma escola de um bairro periférico de Maceió, visando ser uma alternativa moderna e atrativa para o ensino de geometria no ensino básico. O estudo deste trabalho está voltado para ensino fundamental e ensino médio, mas podendo também ser utilizado em nível superior.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do aplicativo euclidea no ensino de geometria na educação básica.pdf9.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.