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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7103
Tipo: | Dissertação |
Título: | Modelo matemático de otimização para o problema de roteirização associado à degradação do hipoclorito de sódio |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical optimization model for the routing problem associated with the degradation of sodium hypochlorite |
Autor(es): | Rocha, Laís Ferreira de Melo |
Primeiro Orientador: | Soletti, João Inácio |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Tavares Neto , Júlio Inácio Holanda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marinho , José Luis Gomes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Henrique, Humberto Molinar |
Resumo: | Este trabalho estuda o problema de roteirização de veículos na distribuição de hipoclorito de sódio, dificultada pela degradabilidade característica do produto químico. O objetivo consiste em desenvolver e propor uma abordagem de otimização baseada em um modelo de programação combinatória. O problema de roteirização de veículos com cargas perecíveis presente na literatura é uma especialização do problema tradicional de roteirização, apresentando restrições quanto à janela de tempo da viagem, sendo diretamente relacionada às características do produto. Dois modelos matemáticos são propostos: um que acompanha a tendência da literatura no que diz respeito à roteirização com restrições associadas ao tempo de transporte e, um segundo modelo que, diferentemente de outros trabalhos encontrados, agrega como restrição a própria cinética de degradação do produto. O modelo é do tipo origem-destino e a decisão do modelo refere-se à alocação de carros-tanques para as diferentes cidades, de modo a compor o fluxo de transporte e fornecer as concentrações finais com as quais o produto chega aos seus clientes. O modelo foi implementado em linguagem de modelagem em conjunto com o software de otimização GAMS. Os experimentos computacionais com o modelo apresentam-se em consonância com o conjunto de dados e resultados esperados, fornecendo assim uma ferramenta analítica e consistente de análise para tomada de decisões. |
Abstract: | This work studies the problem of vehicle routing in the distribution of sodium hypochlorite, made difficult by the characteristic degradability of the chemical. The objective is to develop and propose an optimization approach based on a combinatorial programming model. The problem of routing of vehicles with perishable load in the literature is a specialization of the traditional routing problem, presenting constrains on the travel time window, being directly related to the characteristics of the product. Two mathematical models are proposed: one that accompanies the tendency of the literature regarding routing with constraints associated with transport time, and a second model that, unlike other works found, aggregates as a restriction the kinetics of product degradation. The model is of the origin-destination type and the decision of the model refers to the allocation of tank cars to the different cities in order to compose the transport flow and provide the final concentrations with which the product reaches its customers. The model was implemented in modeling language in conjunction with the GAMS optimization software. The computational experiments with the model are in accordance with the set of data and expected results, thus providing an analytical and consistent analytical tool for decision-making. |
Palavras-chave: | Otimização combinatória Roteirização (Organização do tráfego) Hipoclorito de sódio - Degradação - Logística Optimization Vehicle Routing Problem Degradability Sodium hypochlorite Logistics |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química |
Citação: | ROCHA, Laís Ferreira de Melo. Modelo matemático de otimização para o problema de roteirização associado à degradabilidade do hipoclorito de sódio. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7103 |
Data do documento: | 28-fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CTEC |
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