00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soletti, João Inácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9033957482568348pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tavares Neto , Júlio Inácio Holanda-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4287246487119988pt_BR
dc.contributor.referee1Marinho , José Luis Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886561174909122pt_BR
dc.contributor.referee2Henrique, Humberto Molinar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752288079274146pt_BR
dc.creatorRocha, Laís Ferreira de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9129579109588872pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T01:23:54Z-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-08-12T01:23:54Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationROCHA, Laís Ferreira de Melo. Modelo matemático de otimização para o problema de roteirização associado à degradabilidade do hipoclorito de sódio. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7103-
dc.description.abstractThis work studies the problem of vehicle routing in the distribution of sodium hypochlorite, made difficult by the characteristic degradability of the chemical. The objective is to develop and propose an optimization approach based on a combinatorial programming model. The problem of routing of vehicles with perishable load in the literature is a specialization of the traditional routing problem, presenting constrains on the travel time window, being directly related to the characteristics of the product. Two mathematical models are proposed: one that accompanies the tendency of the literature regarding routing with constraints associated with transport time, and a second model that, unlike other works found, aggregates as a restriction the kinetics of product degradation. The model is of the origin-destination type and the decision of the model refers to the allocation of tank cars to the different cities in order to compose the transport flow and provide the final concentrations with which the product reaches its customers. The model was implemented in modeling language in conjunction with the GAMS optimization software. The computational experiments with the model are in accordance with the set of data and expected results, thus providing an analytical and consistent analytical tool for decision-making.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOtimização combinatóriapt_BR
dc.subjectRoteirização (Organização do tráfego)pt_BR
dc.subjectHipoclorito de sódio - Degradação - Logísticapt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subjectVehicle Routing Problempt_BR
dc.subjectDegradabilitypt_BR
dc.subjectSodium hypochloritept_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.titleModelo matemático de otimização para o problema de roteirização associado à degradação do hipoclorito de sódiopt_BR
dc.title.alternativeMathematical optimization model for the routing problem associated with the degradation of sodium hypochloritept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho estuda o problema de roteirização de veículos na distribuição de hipoclorito de sódio, dificultada pela degradabilidade característica do produto químico. O objetivo consiste em desenvolver e propor uma abordagem de otimização baseada em um modelo de programação combinatória. O problema de roteirização de veículos com cargas perecíveis presente na literatura é uma especialização do problema tradicional de roteirização, apresentando restrições quanto à janela de tempo da viagem, sendo diretamente relacionada às características do produto. Dois modelos matemáticos são propostos: um que acompanha a tendência da literatura no que diz respeito à roteirização com restrições associadas ao tempo de transporte e, um segundo modelo que, diferentemente de outros trabalhos encontrados, agrega como restrição a própria cinética de degradação do produto. O modelo é do tipo origem-destino e a decisão do modelo refere-se à alocação de carros-tanques para as diferentes cidades, de modo a compor o fluxo de transporte e fornecer as concentrações finais com as quais o produto chega aos seus clientes. O modelo foi implementado em linguagem de modelagem em conjunto com o software de otimização GAMS. Os experimentos computacionais com o modelo apresentam-se em consonância com o conjunto de dados e resultados esperados, fornecendo assim uma ferramenta analítica e consistente de análise para tomada de decisões.pt_BR
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