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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1003189884392105 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Abdizia Maria Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8978186925444582 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Isabelly Christinny de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5210875507191069 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-10T19:45:01Z | - |
dc.date.available | 2020-08-10T19:45:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Isabelly Christinny de. Avaliação da aprendizagem e exames escolares: avaliação numa perspectiva qualitativa. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7084 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Exames | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem e exames escolares: avaliação numa perspectiva qualitativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo apresentar a diferença entre avaliação e exame, relatar o que os documentos oficiais falam a respeito da avaliação, e através da análise de alguns referenciais teóricos, compreender qual a melhor forma de avaliar o aluno. O tema foi escolhido com o objetivo de analisar o que as bases teóricas falam sobre avaliação, para com isso compreender melhor como se dá o ato de avaliar os alunos. A reflexão a respeito da temática é de grande importância para que haja um despertamento do profissional docente. Para melhor compreensão da temática proposta apresenta-se as seguintes indagações: Quais as diferenças existentes entre avaliação e exames? O que os documentos oficiais falam a respeito da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental I? E por fim, qual a melhor maneira de avaliar a aprendizagem do aluno? A metodologia utilizada para realização do trabalho foi o levantamento bibliográfico, onde foram utilizados: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2010); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (BRASIL, 1996); HOFFMANN (2011, 2014a, 2014b); LUCKESI (2006, 2011a, 2011b); ROMÃO (1998); ZABALA (1998, 2000); Através dos levantamentos bibliográficos e Leis apresentadas, concluímos que avaliação e exame possuem concepções distintas em sua essência e que a legislação referenciada direciona os profissionais à prática de avaliação diagnóstica, qualitativa. Diante disto, entendemos que a melhor maneira de avaliar os alunos seria uma avaliação diagnóstica e formativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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