00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee2Marcolino, Suzana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4235351112811483pt_BR
dc.creatorCosta, Isaura Maria Soares da-
dc.date.accessioned2020-08-09T15:28:09Z-
dc.date.available2020-08-09T15:28:09Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Isaura Maria Soares da. A tecnologia da informação e comunicação na educação da criança: breve reflexão. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7083-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA tecnologia da informação e comunicação na educação da criança: breve reflexãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é apresentar uma breve reflexão a respeito da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como recurso pedagógico desde a infância. Mostrando que esse recurso agrega valor ao processo de ensino e aprendizagem, e contribui de modo significativo na transformação crítica dos indivíduos envolvidos. Hoje temos tecnologias que nos potencializam no acesso a uma vasta quantidade de informações em um curto espaço de tempo e podemos geri-las e analisá-las através do computador, do Smartphone, do Celular e outras tecnologias. É a partir daí que surge à problemática: podemos de alguma forma utilizar a TIC no dia-a-dia escolar desde a infância? Às crianças estão tendo acesso às tecnologias cada vez mais cedo e isso é incontestável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, crítica-reflexiva com uma abordagem documental e bibliográfica que serviram de base para o esclarecimento da TIC no processo de ensino e aprendizagem. Os estudos apontaram que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que seja unificada a inserção das TIC nos espaços de educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tecnologia da informação e comunicação na educação da criança. breve reflexão.pdf413.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.