00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6959
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prática docente na inclusão de crianças autistas: uma educação para todos(as)
Autor(es): Soares, Juliane Barbosa Duarte
Primeiro Orientador: Ferraz, Eraldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elza Maria da
Resumo: A inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas de ensino regular é um assunto em pauta nas discussões no âmbito educacional. Tais discussões referem-se especialmente a complexidade e diversidade de características bem como as dificuldades presentes nesta inclusão, vivenciadas não só pelas crianças e familiares, mas também e principalmente pelos profissionais da educação que recebem diretamente esta demanda social. Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre os desafios de uma educação inclusiva, exclusivamente no que diz respeito ao autismo e ao papel do professor nesta inclusão, visto que este é o mediador e figura central no processo de ensino aprendizagem. O desafio que se faz presente é que todos e todas tenham acesso ao ensino apoiado em uma rede complexa e abrangente de profissionais treinados, não só profissionais da educação, como também da área da saúde. Uma educação que, além de respeitar a diversidade, promova a construção do conhecimento e possa garantir o direito de aprendizagem a todos (as). Uma escola para todos e todas parte de uma mudança de paradigmas na perspectiva sociocultural de uma visão ideológica, em contraste com a realidade apresentada. Este artigo é uma análise bibliográfica, fundamentada na Constituição Federal (1988), LDB (1996), Rodrigues (2003), Montoan (2006), entre outros que subsidiaram a pesquisa, e discute as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um “sistema educacional inclusivo”, que apresenta um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Nesta perspectiva, a temática reafirma a necessidade que todos(as) compreendam e aceitem a diversidade humana, e assim, possam contribuir na construção de uma sociedade para todos (as) e para cada um. Proporcionar às crianças autistas a convivência com outras da mesma faixa etária possibilita o estímulo a suas capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo. Com isso, o educador (a) deve ter um olhar atento às especificidades de cada criança, foque em suas potencialidades para que, desse modo,o (a) aluno(a) se sinta incluído na escola e na sociedade e com isso, se efetive o ensino/aprendizagem, pertinente á uma vida cidadã, seja ela concretizada em uma escola de ensino regular ou mesmo, em uma escola de ensino especializado.E assim nos indagamos sobre como está acontecendo à inclusão de crianças autistas no ensino regular e qual o papel do professor nesta inclusão?
Palavras-chave: Autismo
Papel do professor
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SOARES, Juliane Barbosa Duarte. Prática docente na inclusão de crianças autistas: uma educação para todos(as). 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6959
Data do documento: 3-mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prática docente na inclusão de crianças autistas: uma educação para todos(as).pdf448.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.