Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Yana Liss Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5441988893925908 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Maria Auxiliadora | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6495492068805035 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659666517367641 | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Lidia Vanessa da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4680406329560894 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T01:37:11Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T01:37:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Lidia Vanessa da Silva. Proposta de leitura e produção textual a partir dos gêneros textuais: análise de um livro didático de língua portuguesa. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6955 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Proposta de leitura e produção textual a partir dos gêneros textuais: análise de um livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo analisar as propostas de letramento no livro didático de língua portuguesa (LD). Para tanto, realizamos uma análise descritiva de um LD do 4ª ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica desta pesquisa tem como base os estudos de Soares e Batista (2005), Marcuschi (2008, 2010), Geraldi (2015), Travaglia (2011), Santos, Albuquerque e Mendonça (2005), Pinton (2013), Ota (2009), entre outros. Os resultados encontrados na análise revelam que as propostas de letramento para o componente curricular da Língua Portuguesa estão articuladas a partir de unidades temáticas, organizadas na perspectiva dos gêneros textuais. Em geral, as atividades de leitura visam à compreensão dos diversos textos, a partir da análise dos assuntos abordados e do estudo das características dos gêneros textuais. Tomando o estudo de um determinado gênero textual como referência para análise, os exercícios de produção textual são contextualizados e visam proporcionar situações de produção (escrita, oral, semiótica). Por outro lado, também identificamos que embora o estudo das características formais e composicionais dos textos sejam recorrentes, no LD a função social e os propósitos comunicativos são pouco explorados, especialmente nas atividades de leitura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de leitura e produção textual a partir dos gêneros textuais: análise de um livro didático de língua portuguesa.pdf | 728.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.