00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6941
Tipo: Dissertação
Título: Integração das mídias na escola: uma análise do curso Mídias na educação - ciclo básico 1ª oferta
Título(s) alternativo(s): Integration of media in education: an analysis of course Media in education - basic cycle 1st bid
Autor(es): Figueiredo, Lilian Kelly de Almeida
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Sobral, Maria Neide
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco, Deise Juliana
Resumo: A presente pesquisa investigou o desenvolvimento do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação, ofertado na modalidade a distância, para professores da rede pública de ensino do Estado de Alagoas. O principal objetivo dessa investigação foi de analisar a integração e uso das TIC e diferentes mídias no contexto escolar. Analisamos as propostas das atividades ofertadas nos seis módulos sobre o processo de integração de mídias. Mediante as contribuições recentes da literatura científica no contexto educacional a respeito da integração de mídias, a postura do professor e do aluno no ambiente escolar, este trabalho, voltado para as perspectivas de integração, está centrado em responder à questão: "como se desenvolveu a integração de mídias, através das propostas das atividades dos módulos, e de que forma os professores as integraram em sala de aula?”. Tendo como principal fonte de dados os conteúdos dos módulos e os depoimentos dos cursistas, coletados pelo ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo, que ofertou o curso, seguido de entrevista com roteiro estruturado por e-mail, alcançamos à investigação pretendida neste estudo. Para um significativo desenvolvimento utilizamos ainda os seguintes passos: 1) investigação da referência teórico-metodológica, 2) análise das atividades, a partir de documentos existentes na Internet e livros sobre integração de mídias e formação de professores; 3) identificação de espaços criados para estimular a interação entre os participantes em cursos ofertados pela EAD e 4) análise e investigação sobre o processo de integração de mídias nas atividades realizadas durante o curso investigado. Destacamos que esta pesquisa é de caráter qualitativa, com abordagem de estudo de caso (Curso Mídias na educação), mediada pela análise de conteúdo. Essa investigação colabora para a compreensão das potencialidades dos meios tecnológico-comunicativos, pois sistematizam as aulas e atividades realizadas dentro e fora da sala de aula. Conclui-se que, nessa diversidade de programas, o Curso Mídias na Educação contribuiu para que a formação de professores estabelecesse um processo de ensino-aprendizagem dialógico.
Abstract: The present research investigated the development of Continuing Education Course in Media in Education, offered in the distance, for teachers of public schools in the State of Alagoas. The main objective of this investigation was to examine the integration and use different media and ICT in the school context. We analyze the proposals of the activities offered in six modules on the process of integration of media. Through the contributions of recent scientific literature in the educational context regarding the integration of media, the posture of teacher and student in the school environment, this work focused on the prospects for integration, is centered on answering the question: "how the Great integration of media, through the proposed activities of the modules, and how teachers have integrated into the classroom?. "as the main source of data modules and content of the interviews the students, collected by the virtual learning environment and -proinfo, which offered the course, followed by structure interview by email, research intended to achieve this study. For a significant development also use the following steps: 1) investigation of theoretical and methodological reference, 2) analysis of the activities from existing documents on the Internet and books about media integration and teacher training, 3) identifying areas designed to stimulate interaction among participants in courses offered by distance learning and 4) analysis and research on the process of integration of media activities carried out during the investigation. We stress that this research is of a qualitative approach with case study (a course in Media Education), mediated by content analysis. This research contributes to understanding the potential of technological media-communication, because systematize the lessons and activities within and outside the classroom. We conclude that, in this diversity of programs, courses in Media Education contributed to the training of teachers to establish a teaching-learning dialogue.
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores
Tecnologia da informação e comunicação
Integração de mídias
Tecnologia da educação
Continuing Education of Teachers
Information and communication technology
Integration of media
Education technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FIGUEIREDO, Lilian Kelly de Almeida. Integração das mídias na escola: uma análise do curso Mídias na educação - ciclo básico 1ª oferta. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6941
Data do documento: 2-jun-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Integração das mídias na escola: uma análise do curso Mídias na educação - ciclo básico 1ª oferta.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.