00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6931
Tipo: Dissertação
Título: Educação superior na modalidade híbrida: um caso de ensino e aprendizagem com as TDIC
Título(s) alternativo(s): Educación superior em modo hibrido: un caso de la enseñanza y el aprendizaje con TDIC
Autor(es): Peixoto, Marcela Fernandes
Primeiro Orientador: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Gamez, Luciano
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco, Deise Juliana
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de analisar se a utilização das TDIC, representadas neste estudo pelo uso do AVA Moodle, promove alterações nas práticas dos trabalhos docente e discente. As discussões geradas se baseiam no cenário d a Educação Superior híbrida, levando em consideração os sujeitos educacionais. Para tanto, recorreu se a uma metodologia de pesquisa qualitativa, especificamente mediante a realização de um estudo de caso, sendo o universo da pesquisa direcionado ao públic o universitário. Assim, a amostra resultou no acompanhamento de uma disciplina presencial do curso de Nutrição de uma instituição superior pública do estado de Alagoas , tendo, como participantes da pesquisa, um docente e quinze estudantes. A coleta de dad os aconteceu a partir do auxílio de dois procedimentos técnicos: entrevista semiestruturada e questionário, os quais foram aplicados no início e término da disciplina, entre os meses de maio e setembro de 2013. Para análise dos dados obtidos, utilizou se o método de análise de conteúdo, com base em Bardin (2011), tendo como suporte o software WEBQDA de forma a auxiliar as etapas de codificação e levantamento das categorias analíticas. Os resultados evidenciam que mesmo com o surgimento de fatores que intervieram no processo de ensino e de aprendizagem dos participantes, como a dificuldade de acesso e utilização do computador e internet, assim como em se tratando dos problemas específicos quanto à funcionalidade e usabilidade do Moodle, houve alterações consi derada s significativas nas práticas de trabalho docente e discente. Em relação à atuação docente, destacam se a reelaboração do planejamento e das estratégias metodológicas, a partir da incorporação das TDIC na unidade curricular, com base na compreensão, por parte da profissional, de que a complementaridade do ensino presencial com atividades online favorece situações dialógicas, que se expandem para além da sala de aula. Foi constatado, diante a perspectiva docente, que dois fatores tornaram se imprescind íveis às mudanças de ações ocasionadas pelo uso do AVA, foram os saberes relacionados à própria experiência e o saber da formação profissional. Já em relação às alterações dos perfis e práticas de estudos dos discentes, averiguou se que mudanças foram ocasionadas tendo em vista a nova compreensão espaço temporal para as aprendizagens, a partir do uso do recurso fórum, gerando, como consequência, um novo gerenciamento para os estudos, além da indicação positiva de que as aprendizagens tornaram se mais dinâmi cas ao se utilizar de novas linguagens, referindo se à reconfiguração das formas de comunicação oral e escrita, atreladas ao cenário digital.
Abstract: This research aimed to examine whether the use of TDIC, represented in this study by u sing the Moodle VLE, promotes changes in the practices of teaching and student work. The discussions generated are based on the hybrid scenario of higher education, taking into account the educational subject. For this, we used a qualitative research met hodology, specifically by conducting a case study, with its universe directed to college students. Thus, the sample resulted in a face tracking course in the Nutrition of a top public institution in the state of Alagoas, being a teacher and fifteen student s research participants. Data collection took place from the help of two technical procedures: semi structured interviews and a questionnaire, which were applied at the beginning and end of the course, between the months of May and September 2013 For data analysis, this research used if the method of content analysis based on Bardin (2011), supported the WEBQDA software to assist encoding steps and survey of analytical categories. The results show that even with the emergence of factors that intervened the teaching and learning of the participants and the difficulty of access and use of computer and internet, as in the case of specific problems regarding the functionality and usability of Moodle, was considered as significant changes in the practices of teac hing and student work. In relation to teacher performance, we highlight the reworking of planning and methodological strategies, the incorporation of TDIC in the course, based on the understanding by the professional who complementarity of classroom teachi ng with online activities encourages dialogic situations that extend beyond the classroom. Was found on the teaching perspective, two factors become essential to changing actions occasioned by the use of the AVA, were the knowledge related to their own exp erience and knowledge of vocational training. In relation to changes in the profiles and practical studies of students, it was established that changes were necessitated in view of the new spatio temporal understanding to learning from the use of the resou rce forum, generating as a result a new management for studies besides positive indication that the learning became more dynamic when using new languages , referring to the reconfiguration of the forms of oral and written communication scenario linked to digital.
Palavras-chave: Educação superior
Ensino híbrido
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Higher education
Hybrid learning
Virtual Learning Environment (AVA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEIXOTO, Marcela Fernandes. Educação superior na modalidade híbrida: um caso de ensino e aprendizagem com as TDIC. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6931
Data do documento: 26-set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação superior na modalidade híbrida: um caso de ensino e aprendizagem com as TDIC.pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.