00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200543767832607pt_BR
dc.creatorSilva, Gustavo de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5892767030521605pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T22:53:29Z-
dc.date.available2020-04-27T22:53:29Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo de Melo. A teoria do agir comunicativo na perspectiva de Jurgen Habermas: implicações filosófico-educativas para a redução dos litígios sociais. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6924-
dc.description.abstractEducation, in the light of Habermas' Theory of Communicative Action, may exert an extreme important role in the formation of the communicative and socially responsible for his own acts individual, promoting his critical autonomy and reflection as an interactive subject, owner of the cognitive ability to seek understanding in the intersubjective relations of the life world, by means of a pedagogical project that promotes not only the legitimate emancipation, but also based on social pacification and on the understanding among the subjects, through intersubjective processes of communication. In Habermasian outlook, school must be recognized, guided by the pedagogical principle and having as central meaning the process of social and cultural reproduction, a specialized public sphere oriented towards the understanding, promoting a culture based on consensus and agreement between the parties, where education has a fundamental role as an integral element in the implementation of this culture of social pacification. With the pedagogical action, it is expected that the school, as a permanent institution of human and democratic formation, to be inserted in the local community, being an institutional instrument at the service of dialogue and pacifying culture, including providing the educational subjects with the linguistic competence necessary to assist in their selfdetermination and the capacity to interact with the other to dialogue and reach existing social problems’ resolution, avoiding the judicialization process of dissent.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHabermas, Jurgenpt_BR
dc.subjectTeoria do agir comunicativopt_BR
dc.subjectPacificação socialpt_BR
dc.subjectAgir pedagógicopt_BR
dc.subjectUnderstanding.pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLitigationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA teoria do agir comunicativo na perspectiva de Jurgen Habermas: implicações filosófico-educativas para a redução dos litígios sociaispt_BR
dc.title.alternativeThe theory of communicative action in light of Jurgem Habermas: educational-philosophical implications to reduce social litigationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA educação, à luz da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, poderá exercer um papel de extrema relevância na formação do indivíduo comunicativo e socialmente responsável pelos seus atos, promovendo a sua autonomia crítica e sua reflexão como sujeito interativo, possuidor da capacidade cognitiva de buscar o entendimento nas relações intersubjetivas do mundo da vida. Tal processo pode ser efetivado mediante um projeto pedagógico que promova não só a legítima emancipação, mas que seja, também, pautado na pacificação social e no entendimento entre os sujeitos, por meio de processos intersubjetivos de comunicação. Na visão habermasiana, deve-se reconhecer a escola como uma instituição norteada pelo princípio pedagógico, cujo significado central referese ao processo de reprodução social e cultural; uma esfera pública orientada para o entendimento, promovendo uma cultura baseada no consenso e no acordo entre as partes, onde a educação tem um papel fundamental de elemento integrante na implementação desta cultura de pacificação social. Com o agir pedagógico, espera-se que a escola, como instituição permanente de formação humana e democrática, esteja inserida na comunidade local, sendo ela um instrumento institucional a serviço do diálogo e de uma cultura pacificadora, inclusive proporcionando aos sujeitos educativos a competência linguística necessária para auxiliar na sua autodeterminação e na capacidade de interagir com o outro para dialogar e chegar à resolução dos problemas sociais existentes, evitando o processo de judicialização dos dissensos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.