00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250848145374993pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.creatorAlmeida, Maria Lidiane Silva Costa de-
dc.creatorDônio, Verônica de Farias Viana-
dc.date.accessioned2020-04-20T03:46:54Z-
dc.date.available2020-04-20T03:46:54Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Lidiane Silva Costa de; DÔNIO, Verônica de Farias Viana. Educação na contemporaneidade - diversidades e as contribuições de Paulo Freire. 27 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6921-
dc.description.abstractThe purpose of this article was to address issues related to contemporary pedagogical practice, taking into account the diversity of students, in a perspective of (re) orientation of educational principles adapted to the real needs of students, marked by the plurality of demands and new configurations around the processes of teaching and learning, and especially dealing with the diversity of learners, and the challenges it brings us in relation to each other, underpinning meaningful learning in the school environment. It is proposed to reflect on how schools are enabling a dialogical, ethical and liberating education that respects the diversity of students, especially young people. This is a bibliographical research, in which the discussion that arises is the continuation of the statement of authors who have already disserted on the subject (GIL, 2002). The study found from the Freirean perspective that education should be seen as a practice that respects differences, valuing dialogue, emphasizing that knowledge is built on a partnership between individuals and the world. Thus, the educator's role is to stimulate learning and make his identity sensitized to recognize previous knowledge, the worldview that the student brings to the school space (FREIRE, 1998), which in turn must be assumed to be historical and social, to be thinking and transforming of its history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEducatorpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação na contemporaneidade - diversidades e as contribuições de Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeContemporary education - diversities and the contributions of Paulo Freirept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA elaboração deste artigo teve como objetivo abordar questões referente a prática pedagógica contemporânea, levando em consideração as diversidades dos estudantes, numa perspectiva de (re)orientação dos princípios educacionais adaptados às necessidades reais dos estudantes, marcada pela pluralidade de demandas e novas configurações em torno dos processos de ensinar e de aprender, e sobretudo de lidar com as diversidades dos educandos, e os desafios que ela nos traz na relação com o outro, alicerçando aprendizagens significativas no âmbito escolar. Propõe-se refletir de que maneira as escolas estão possibilitando uma educação dialógica, ética e libertadora que respeite as diversidades dos estudantes, sobretudo dos jovens. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual a discussão que surge é a continuação da afirmação de autores que já dissertaram sobre o tema (GIL, 2002). O estudo constatou sob o prisma Freireano que a educação deve ser vista como uma prática que respeita as diferenças, valorizando o diálogo, dando ênfase que o conhecimento se constrói em uma parceria entre os indivíduos e o mundo. Dessa forma, o educador tem como função estimular o aprendizado e tornar sua identidade sensibilizada para reconhecer os conhecimentos prévios, a visão de mundo que o educando traz para o espaço escolar (FREIRE, 1998), este por sua vez deve assumir-se como ser histórico e social, ser pensante e transformador de sua história.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação na contemporaneidade - diversidades e as contribuições de Paulo Freire.pdf946 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.