Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sobral, Marcos Paulo de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2250848145374993 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Janayna Paula Lima de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1756972365624957 | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Maria Lidiane Silva Costa de | - |
dc.creator | Dônio, Verônica de Farias Viana | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-20T03:46:54Z | - |
dc.date.available | 2020-04-20T03:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maria Lidiane Silva Costa de; DÔNIO, Verônica de Farias Viana. Educação na contemporaneidade - diversidades e as contribuições de Paulo Freire. 27 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6921 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this article was to address issues related to contemporary pedagogical practice, taking into account the diversity of students, in a perspective of (re) orientation of educational principles adapted to the real needs of students, marked by the plurality of demands and new configurations around the processes of teaching and learning, and especially dealing with the diversity of learners, and the challenges it brings us in relation to each other, underpinning meaningful learning in the school environment. It is proposed to reflect on how schools are enabling a dialogical, ethical and liberating education that respects the diversity of students, especially young people. This is a bibliographical research, in which the discussion that arises is the continuation of the statement of authors who have already disserted on the subject (GIL, 2002). The study found from the Freirean perspective that education should be seen as a practice that respects differences, valuing dialogue, emphasizing that knowledge is built on a partnership between individuals and the world. Thus, the educator's role is to stimulate learning and make his identity sensitized to recognize previous knowledge, the worldview that the student brings to the school space (FREIRE, 1998), which in turn must be assumed to be historical and social, to be thinking and transforming of its history. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Educador | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Educator | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Diversity | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação na contemporaneidade - diversidades e as contribuições de Paulo Freire | pt_BR |
dc.title.alternative | Contemporary education - diversities and the contributions of Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A elaboração deste artigo teve como objetivo abordar questões referente a prática pedagógica contemporânea, levando em consideração as diversidades dos estudantes, numa perspectiva de (re)orientação dos princípios educacionais adaptados às necessidades reais dos estudantes, marcada pela pluralidade de demandas e novas configurações em torno dos processos de ensinar e de aprender, e sobretudo de lidar com as diversidades dos educandos, e os desafios que ela nos traz na relação com o outro, alicerçando aprendizagens significativas no âmbito escolar. Propõe-se refletir de que maneira as escolas estão possibilitando uma educação dialógica, ética e libertadora que respeite as diversidades dos estudantes, sobretudo dos jovens. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual a discussão que surge é a continuação da afirmação de autores que já dissertaram sobre o tema (GIL, 2002). O estudo constatou sob o prisma Freireano que a educação deve ser vista como uma prática que respeita as diferenças, valorizando o diálogo, dando ênfase que o conhecimento se constrói em uma parceria entre os indivíduos e o mundo. Dessa forma, o educador tem como função estimular o aprendizado e tornar sua identidade sensibilizada para reconhecer os conhecimentos prévios, a visão de mundo que o educando traz para o espaço escolar (FREIRE, 1998), este por sua vez deve assumir-se como ser histórico e social, ser pensante e transformador de sua história. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação na contemporaneidade - diversidades e as contribuições de Paulo Freire.pdf | 946 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.