00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros , Dhiego Antônio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707046948089920pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.creatorSantos, Maria Simone dos-
dc.creatorSilva, Rosa Lilian da-
dc.date.accessioned2020-04-20T03:19:08Z-
dc.date.available2020-04-20T03:19:08Z-
dc.date.issued2019-07-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Simone dos; SILVA, Rosa Lilian da. A geografia em livros do EJA: do que se pretende ensinar e do que se é possível aprender acerca da temática urbano rural; 2020.34 f, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6920-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectUrbano-ruralpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA geografia em livros do EJA: do que se pretende ensinar e do que se é possível aprender acerca da temática urbano ruralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA modalidade Educação de Jovens e Adultos, a Geografia escolar e o livro didático são articulados neste Trabalho de Conclusão de Curso ao analisarmos a coleção de livros didáticos EJA Moderna, distribuída por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD EJA 2014) e adotada na rede de ensino de Maceió/AL. A problematização construída em torno do que se pretende ensinar e do que é possível apreender acerca da temática urbano-rural, implica considerar os sujeitos da EJA a quem se destina o livro didático, as propostas pedagógicas para essa modalidade delimitadas ao ensino e aprendizagem de saberes geográficos, bem como o modo como estão sendo apresentados no material “livro didático”. Optamos por analisar a temática urbano-rural, considerando não somente a necessidade de delimitar um corpus para análise, mas também a relevância que este tema tem para os educandos jovens, adultos e idosos, incluindo-se as indicações atuais para o estudo do referido tema, na perspectiva de romper com estereótipos e uma visão restritiva de descontinuidade espacial. Contribuíram para as análises tanto autores provenientes do campo da Geografia quanto da Educação de Jovens e Adultos, a saber: Freire (1996); Perez (2005); Santos (1993,1996); Candiotto e Corrêa (2008) dentre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.