00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sales, Mônica Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200661405627951pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.creatorSilva, Samylle Ribeiro Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7968674188594657pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-15T01:51:58Z-
dc.date.available2020-04-15T01:51:58Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.identifier.citationSILVA, Samylle Ribeiro Pereira da. Concepções e práticas pedagógicas em classe hospitalar. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6903-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to understand the conceptions that guide pedagogical practices in Hospital Class. This is a case study that had as methodological reference the qualitative research. The study was conducted in a Hospital Class of a private hospital, located in the State of São Paulo (the hospital also receives patients from the single health system - SUS), the hospital class is specialized in attending pediatric oncology patients that due to health treatment are unable for a given (in) time to attend regular school. With the collaboration of pedagogues who work in this teaching environment, data collection was done through a semi-structured interview, with the aim of understanding the hospital-class conceptions that guide pedagogical practices. The results, although exploratory, showed that pedagogical practices are mostly based on humanization, from the perspective of education and care, with the purpose of helping to promote the integral development of hospitalized children and adolescents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia Hospitalarpt_BR
dc.subjectClasse Hospitalarpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectHospital Pedagogypt_BR
dc.subjectHospital Classpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConcepções e práticas pedagógicas em classe hospitalarpt_BR
dc.title.alternativePedagogical conceptions and practices in hospital pedagogypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo compreender as concepções que orientam as práticas pedagógicas em Classe Hospitalar. Trata-se de um estudo de caso que teve como referência metodológica a pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em uma Classe Hospitalar de um hospital privado, localizado no Estado de São Paulo (o hospital também recebe pacientes do sistema único de saúde - SUS), a classe hospitalar é especializada em atender pacientes oncológicos pediátricos que devido ao tratamento de saúde ficam impossibilitados por tempo (in) determinado de frequentar a classe de ensino regular. Com a colaboração de pedagogas que atuam neste ambiente de ensino, a coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, tendo como foco compreender as concepções de classe hospitalar que orientam as práticas pedagógicas. Os resultados, ainda que exploratórios, evidenciaram que as práticas pedagógicas em sua maioria são fundamentadas na humanização, da perspectiva da educação e do cuidado, com o propósito de ajudar na promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes hospitalizados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepções e práticas pedagógicas em classe hospitalar.pdf596.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.