00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6897
Tipo: Dissertação
Título: E agora você me viu? Percursos comentados de uma pessoa com deficiência na UFAL
Título(s) alternativo(s): And now you see me? Comments by person with disabilities at UFAL
Autor(es): Santos, Diego Januário dos
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Demoly, Karla Rosane do Amaral
Resumo: O presente estudo busca analisar as performatividades sobre acessibilidade de um estudante com deficiência na universidade, a partir de suas vivências cotidianas. Se para um estudante permanecer na universidade em meio a provas, leituras, pressão familiar, entre outros aspectos, pode parecer algo difícil, para um estudante com deficiência, além das questões citadas acima, transitar na universidade de forma segura e autônoma se torna uma barreira para a qualidade de sua permanência no espaço universitário. A arquitetura acessível dos espaços públicos, em especial a universidade, se torna necessária para que o estudante com deficiência possa se sentir seguro e acolhido, além de ser uma condição prévia para a sua permanência no espaço universitário. A problemática desse estudo é quais são as performatividades sobre acessibilidade produzidas durante percursos na universidade e vivências de uma pessoa com deficiência na UFAL, a partir do percurso comentado? Os objetivos da pesquisa estão pautados em analisar as performatividades desse estudante sobre acessibilidade, caracterizar os percursos feitos por ele durante sua permanência na universidade e verificar como acontecem as relações de acessibilidade entre o estudante e o espaço da universidade. Para tanto, foi escolhida a metodologia do percurso comentado no qual, através de cinco percursos de um estudante cego da Universidade Federal de Alagoas, foram produzidos os dados desse estudo. Os dados mostram, entre outros pontos, que os enunciados produzidos pelo estudante durante a pesquisa revelam que a acessibilidade ainda é um desafio para a universidade e uma barreira para que ele se sinta autônomo e seguro durante suas atividades dentro do espaço universitário.
Abstract: This study seeks to analyze the performance activities about accessibility of a student with disabilities in the university, based on their daily experiences. If for a student to stay in university amid tests, readings, family pressure, among other aspects, it may seem difficult for a student with disabilities, in addition to these issues, to move to university safely and becomes a barrier to the quality of its stay in the university space. The accessible architecture of public spaces, especially the university, becomes necessary for students with disabilities to feel safe and welcomed, besides being a precondition for their stay in the university space. The problem of this study is what are the performance activities about accessibility produced during university courses and experiences of a disabled person at UFAL, from the commented route? The objectives of the research are based on analyzing the performance of this student on accessibility, characterizing the paths made by him during his stay at the university and verifying how accessibility relations occur between the student and university space. Therefore, the methodology of the commented route was chosen in which, through five paths of a blind student of the Federal University of Alagoas, the data of this study were produced. The data show, among other points, that the statements produced by the student during the research reveal that accessibility is still a challenge for the university and a barrier for him to feel autonomous and safe during his activities within University physical space.
Palavras-chave: Educação
Pessoa com deficiência
Percurso comentado
Acessibilidade
Education
Disabled person
Commented route
Accessibility
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Diego Januário dos. E agora você me viu? Percursos comentados de uma pessoa com deficiência na UFAL. 2020. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6897
Data do documento: 6-dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E agora você me viu? Percursos comentados de uma pessoa com deficiência na UFAL.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.