00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee1Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Dhiego Antônio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707046948089920pt_BR
dc.creatorMedeiros, Sileide de Lima Feitosa-
dc.creatorRamos, Wedja Daiane-
dc.date.accessioned2020-04-14T03:22:56Z-
dc.date.available2020-04-14T03:22:56Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Sileide de Lima Feitosa; RAMOS, Wedja Daiane. A geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013/2017/2019). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6895-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia nos anos iniciaispt_BR
dc.subjectRevisão sistemática.pt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013/2017/2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA prática ou ensino de Geografia nos anos iniciais ainda é pouco discutida nos eventos acadêmicos, tanto do campo da Pedagogia quanto no da Geografia. Este último, mesmo tendo eventos destinados a discussão do ensino dessa área é, geralmente, muito voltado para os anos finais. Tendo em vista essa problemática, o objetivo da pesquisa realizada para a construção deste Trabalho de Conclusão de Curso é identificar Anais apresentados nos referidos eventos que abordam a Geografia nos/para os anos iniciais. Optou-se por realizar uma revisão sistemática nos documentos “anais dos eventos” das três últimas edições (2013, 2017 e 2019) dos Encontros Nacionais de Prática de Ensino de Geografia (ENPEGs). Inicialmente, foi realizada uma seleção dos artigos a partir de palavras-chave como critério inicial para localização, seleção ou exclusão de artigos a serem lidos para a pesquisa. Em seguida, a partir da leitura desses artigos, foram identificados os que estavam de algum modo relacionados ao ensino de Geografia em articulação com o curso de Pedagogia, os anos iniciais do ensino fundamental ou educação infantil, de modo a identificar temáticas, tendências de e para pesquisa, bem como os lugares de produção dos quais se originaram os trabalhos. Para tanto, indagou-se: “Como a Geografia dos/para os anos iniciais vem sendo discutida nos ENPEGs.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013-2017-2019).pdf784.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.