Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Raggi, Mariana Guedes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0545362454663490 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Dhiego Antônio de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5707046948089920 | pt_BR |
dc.creator | Medeiros, Sileide de Lima Feitosa | - |
dc.creator | Ramos, Wedja Daiane | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T03:22:56Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T03:22:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-29 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Sileide de Lima Feitosa; RAMOS, Wedja Daiane. A geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013/2017/2019). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6895 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia nos anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013/2017/2019) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A prática ou ensino de Geografia nos anos iniciais ainda é pouco discutida nos eventos acadêmicos, tanto do campo da Pedagogia quanto no da Geografia. Este último, mesmo tendo eventos destinados a discussão do ensino dessa área é, geralmente, muito voltado para os anos finais. Tendo em vista essa problemática, o objetivo da pesquisa realizada para a construção deste Trabalho de Conclusão de Curso é identificar Anais apresentados nos referidos eventos que abordam a Geografia nos/para os anos iniciais. Optou-se por realizar uma revisão sistemática nos documentos “anais dos eventos” das três últimas edições (2013, 2017 e 2019) dos Encontros Nacionais de Prática de Ensino de Geografia (ENPEGs). Inicialmente, foi realizada uma seleção dos artigos a partir de palavras-chave como critério inicial para localização, seleção ou exclusão de artigos a serem lidos para a pesquisa. Em seguida, a partir da leitura desses artigos, foram identificados os que estavam de algum modo relacionados ao ensino de Geografia em articulação com o curso de Pedagogia, os anos iniciais do ensino fundamental ou educação infantil, de modo a identificar temáticas, tendências de e para pesquisa, bem como os lugares de produção dos quais se originaram os trabalhos. Para tanto, indagou-se: “Como a Geografia dos/para os anos iniciais vem sendo discutida nos ENPEGs. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013-2017-2019).pdf | 784.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.