00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Tipo: Dissertação
Título: A produção e o uso de um aplicativo como recurso tecnológico educacional no ensino de química
Título(s) alternativo(s): The Production and use of an Application as an Educational Technological resource in Chemistry Teaching
Autor(es): Azevedo, Edmar Marinho de
Primeiro Orientador: Malta, Valéria Rodrigues dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Johnnatan Duarte de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monique Gabriella Ângelo da
Resumo: No atual cenário do ensino brasileiro, onde boa parte dos sujeitos alunos tem acesso a um grande acervo digital, os professores, através de sua prática docente, se sentem cada vez mais desafiados a atender as perspectivas desses sujeitos, inseridos na chamada geração tecnológica. Buscando aliar a prática docente ao uso de ferramentas como recursos tecnológicos educacionais, este trabalho objetiva contribuir no processo de ensinoaprendizagem de alunos de 1ºs anos do Ensino Médio de duas Escolas, uma da Rede Federal e uma da Rede Estadual do Município de Maceió, com a produção e o uso de um aplicativo de Química, denominado QUIMILOL. O percurso metodológico consistiu na delimitação do perfil do público participante, seguida da instrução do uso dos aplicativos Socrative e Plickers, utilizados na coleta de dados através dos questionários em sala. Na sequência, o aplicativo QUIMILOL, abordando o diagrama de Linus Pauling como recorte da atomística, mais especificamente sobre a distribuição eletrônica dos subníveis, em espécies químicas neutras e iônicas, foi testado e avaliado, tanto pelos discentes, quanto por docentes de química convidados. Em relação à avaliação do aplicativo QUIMILOL, utilizou-se os mesmos procedimentos da coleta de dados realizados com os aplicativos Socrative e Plickers. Após sua avaliação, foi possível constatar que 90% dos sujeitos da pesquisa consideraram o aplicativo QUIMILOL de fácil manuseio, o que colabora com a eficiência do recurso utilizado na construção do conhecimento acerca do conteúdo trabalhado, cumprindo, assim, tal propósito como recurso educacional produzido. Além de ser considerado de fácil manuseio, o aplicativo, potencializou o conhecimento acerca do conteúdo de distribuição eletrônica, bem como facilitou a distribuição eletrônica dos elementos químicos. Em relação ao uso do aplicativo, 90% dos participantes consideraram o aplicativo QUIMILOL um recurso educacional que proporcionou um maior estímulo para participação em sala de aula e 82% dos alunos afirmaram que usariam outro Objeto de Aprendizagem, por se tratar de um recurso tecnológico facilitador do processo de aprendizagem. Quando testado e avaliado por docentes de química do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, o aplicativo teve uma boa aceitação e foi considerado eficiente como recurso educacional ao qual se propõe. Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química, inspirando a divulgação de outras propostas educacionais, aliadas às tecnologias educacionais existentes.
Abstract: In the current scenario of Brazilian education, where most student subjects have access to a large digital collection, teachers, through their teaching practice, feel increasingly challenged to meet the perspectives of these subjects, inserted in the so-called technological generation. Aiming to combine teaching practice with the use of tools as educational technological resources, this work aims to contribute to the teaching-learning process of first year high school students from two schools, one from the Federal Network and one from the Maceió State Network, with the production and use of a Chemistry application called QUIMILOL. The methodological approach consisted of delimiting the profile of the participating public, followed by instruction on the use of Socrative and Plickers applications, used to collect data through the classroom questionnaires. Following, the QUIMILOL application, approaching the Linus Pauling diagram as an atomistic clipping, more specifically about the electronic distribution of the sublevels, in neutral and ionic chemical species, was tested and evaluated by both students and invited chemistry professors. Regarding the evaluation of the QUIMILOL application, the same data collection procedures used with the Socrative and Plickers applications were used. After its evaluation, it was found that 90% of the research subjects considered the application QUIMILOL easy to handle, which contributes to the efficiency of the resource used in the construction of knowledge about the content worked, thus fulfilling such purpose as educational resource produced. Besides being considered easy to handle, the application, enhanced the knowledge about the electronic distribution content, as well as facilitated the electronic distribution of the chemical elements. Regarding the use of the application, 90% of participants considered the application QUIMILOL an educational resource that provided a greater stimulus for participation in the classroom and 82% of the students said that they would use another Learning Object, as it is a facilitating technological resource. of the learning process. When tested and evaluated by chemistry teachers from the Federal Institute of Alagoas - IFAL, the application was well accepted and was considered efficient as an educational resource for which it is proposed. Thus, the subject teacher must take into account the social context of students and seek to update themselves through continuing training that promote better ways to achieve the objectives proposed in the classroom, thus ensuring a more meaningful learning. Thus, this educational resource is expected to favor and enhance the teaching of chemistry, inspiring the dissemination of other educational proposals, allied to existing educational technologies.
Palavras-chave: Quimilol - Interface de programas aplicativos(Software)
Tecnologia e educação
Química - Estudo e ensino
Recurso Tecnológico Educacional
Application
Educational Technological
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI
Citação: AZEVEDO, Edmar Marinho de. A produção e o uso de um aplicativo como recurso tecnológico educacional no ensino de química. 2020.100 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6892
Data do documento: 31-jan-2020
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