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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6890
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Kinsey Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5810985948735723 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Dhiego Antônio de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5707046948089920 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Tanismayra da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5929725946993278 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T01:51:40Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T01:51:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-29 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Tanismayra da Silva. A potência do texto literário para apreensão e mobilização de saberes geográficos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6890 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Saberes geográficos | pt_BR |
dc.subject | Geografia da Infância | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A potência do texto literário para apreensão e mobilização de saberes geográficos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso articula Literatura e Geografia para apreensão de saberes geográficos, visando refletir acerca da potência do texto literário para este intento. Argumenta- se que ensinar e aprender Geografia a partir e com o texto literário não pode ser pretexto, mas contexto (LAJOLO, 2009). O referencial teórico adotado afilia-se ao campo da Geografia da infância (LOPES, 2018), ao conceber uma geografia das/com as crianças e não para elas, descolando-se da delimitação, por vezes árida, do que se propõe como disciplina escolar. Utiliza-se como recurso, dois títulos de livros literários, a saber: Se criança governasse o mundo...de Marcelo Xavier (2003) e A Jararaca, a Perereca e a Tiririca de Ana Maria Machado (2016), base para as vivências metodológicas, cujos produtos/representações das crianças constituem corpus analítico, neste artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A potência do texto literário para apreensão e mobilização de saberes geográficos.pdf | 932.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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