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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6889
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia |
Título(s) alternativo(s): | Adhesión a la docência em la formación inicial carrera de Pedagogía |
Autor(es): | Silva, Jacely Alves Florêncio |
Primeiro Orientador: | Luis, Suzana Maria Barrios |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rosemeire Reis da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Silvana Paulina de |
Resumo: | O presente estudo tem como intuito discutir o processo de adesão à docência dos estudantes do curso de Pedagogia, com a finalidade de compreender de que forma a adesão e a não adesão podem interferir na construção identitária do futuro professor. A discussão sobre a adesão e identidade docente constitui-se como problema de pesquisa, na medida em que, ainda na atualidade estar e ser/perceber-se como professor não significam, necessariamente, uma relação unívoca. Os objetivos do estudo que resultou neste artigo foram: desenvolver estudos teóricos no campo da formação e identidade docentes e identificar, na produção bibliográfica recente, estudos que analisem como futuros pedagogos desenvolvem ou não seus processos de profissionalismo a partir de suas experiências de formação inicial. Para isso, este estudo apoiou-se em teóricos da área de formação docente, a fim de construir respaldo para justificar a importância de pensar a construção do ser professor a partir de um olhar reflexivo, frente ao saber constitutivo da profissão, levando em consideração os desafios enfrentados na formação dos futuros profissionais, tendo em vista o encontro do “eu” individual com o “eu” profissional. Assim, o referencial teórico apoiou-se nos estudos de Dubar (2005), Nóvoa (1995a, 1995b), Tardif (2014), Puggian e Martins (2011), bem como de outros estudiosos da área. No que tange aos procedimentos metodológicos do estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico em três bases, sendo essas Scielo, Anped e Capes, considerando a produção dos últimos 05 anos. A pesquisa, por sua vez, é de abordagem qualitativa, sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados apontaram para a necessidade de se investir em pesquisas que visem analisar as minunciosidades presentes no processo de construção do docente, enfatizando a relevância de voltar o olhar para o licenciando em Pedagogia, dando ênfase à adesão à docência realizada desde a formação inicial, uma vez que é perpassada por desafios que permeiam a própria profissão e interferem diretamente na construção da identidade profissional dos licenciandos, ocasionando, até mesmo, a fragilidade das concepções apresentadas pelos futuros professores sobre o que de fato é a profissão docente. |
Palavras-chave: | Adesão à docência Curso de Pedagogia Formação Inicial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Jacely Alves Florêncio. Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6889 |
Data do documento: | 18-jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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