00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Daniel Augusto Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1973963627405181pt_BR
dc.creatorSilva, Larissa Torres da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078675261098564pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T23:02:10Z-
dc.date.available2020-04-03T23:02:10Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Torres da. Desenvolvimento de estratégias cognitivas com games no ensino de inglês. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6879-
dc.description.abstractThe literature indicates that the use of games allows positive results in learning, as they allow students to approach the classroom, since using in class a resource that they already use at other times, may promote interest in participating. The present research deals with a study that had as its general objective to analyze which cognitive learning strategies are potentiated through the games in and out of school context. For the theoretical studies were used, among others: Ramos and Cruz (2018), Pimentel (2017), Pereira and Campos (2016) and Silva (2012). To conduct this qualitative research, the approach used was the Case Study. Initially, theoretical studies were conducted on the use of games in education and cognitive strategies, after which the research locus was inserted for data collection, following all the ethical criteria of underage research. Using the field diary, questionnaire and interview, data collection was performed with adolescents who use games in formal learning activities. After data collection, by tabulating the data, coding the subjects and transcribing the interview responses, the analysis was performed by means of theoretical confrontation as well as the crossing of the data for the cartographic production. The data indicate that the learning of cognitive strategies is enhanced through games, and that learning is more about skills and abilities than formal content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias Cognitivaspt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCognitive Strategiespt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de estratégias cognitivas com games no ensino de inglêspt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of cognitive strategies with games in english teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA literatura indica que a utilização dos games permite resultados positivos na aprendizagem, pois possibilitam a aproximação dos estudantes no âmbito da sala de aula, uma vez que, utilizar nas aulas um recurso que já utilizam em outros momentos, poderá promover interesse em participar. A presente pesquisa trata de um estudo que teve como objetivo geral analisar quais estratégias cognitivas de aprendizagem são potencializadas por meio dos Games em contexto escolar e extraescolar. Para os estudos teóricos foram utilizados, entre outros: Ramos e Cruz (2018), Pimentel (2017), Pereira e Campos (2016) e Silva (2012). Para a condução desta pesquisa de natureza qualitativa, a abordagem utilizada foi o Estudo de Caso. A priori, foram realizados estudos teóricos sobre a utilização de games na educação e sobre as estratégias cognitivas, posteriormente foi realizada a inserção no lócus de pesquisa para a coleta de dados, seguindo todos os critérios éticos de pesquisas com menores de idade. Utilizando-se do diário de campo, questionário e entrevista, a coleta de dados foi realizada junto a adolescentes que utilizam os games em atividades formais de aprendizagem. Após a coleta de dados, realizando-se a tabulação dos dados, a codificação dos sujeitos e a transcrição das respostas das entrevistas, a análise foi realizada por meio da confrontação teórica como também com o cruzamento dos dados, para a realização da produção cartográfica. Os dados apontam que o aprendizado de estratégias cognitivas é potencializado por meio dos games, e que a aprendizagem versa mais sobre competências e habilidades do que para conteúdos formais.pt_BR
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