00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: O estágio em psicologia no Hospital Geral do Estado de Alagoas: reflexões sobre a formação
Título(s) alternativo(s): The lnternship in Psycology at the General Hospital of the State of Alagoas: reflections on training
Autor(es): Ferreira, Paula Quitéria da Silva
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) é composto pelas seguintes seções: a apresentação do TACC; a apresentação da pesquisadora; a dissertação; e um produto educacional a ela relacionado. Ao final, são traçadas as considerações gerais do TACC e anexo do parecer do comitê de ética. Na apresentação são explicitadas as motivações pessoais que levaram ao mestrado; a escolha pelo tema da pesquisa e minha trajetória profissional no SUS. A dissertação é oriunda da pesquisa “O Estágio em Psicologia no Hospital Geral do Estado de Alagoas: reflexões sobre a formação” . O objetivo central é refletir sobre a formação dos/as estagiários/as em psicologia no HGE. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico-metodológico o construcionismo social e as práticas discursivas e produções de sentido. A pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro foi a revisão da literatura, visando a compreensão da temática e do objeto de estudo e o segundo foi a análise de documentos de estágios, no caso, os portfólios dos/as estagiários/as. Após a revisão da literatura e as primeiras aproximações de análise dos documentos (portfólios), foram produzidas três categorias de análise: 1) princípios do SUS; 2) políticas públicas e 3) estágio. A análise aponta para o posicionamento dos/as estagiários/as em psicologia no HGE que procuraram fundamentar sua prática em políticas públicas, sobretudo, a PNH e PNEPS, ressaltando os princípios do SUS, principalmente, a integralidade. Procuram realizar o estágio baseado na dialogia, no encontro, no acolhimento, na interdisciplinariedade e na produção de vínculos no hospital, para a construção de um cuidado integral e humanizado. Proporcionando, ainda, a construção de um produto educacional, intitulado “O Guia do/a Estagiário/a em Psicologia do HGE”, o qual visa auxiliar os/as estudantes, preceptores/as e supervisores/as no campo de estágio, bem como ser um instrumento para o diálogo sobre o estágio no Hospital.
Abstract: This University Course Conclusion Work (TACC) consists of the following sections: the TACC presentation; the researcher presentation; the dissertation; and a related educational product. In the end, the TACC general considerations TACC are outlined and attached the ethics committee’s report. The presentation explains the personal motivations that led to the master's degree, the choice of the research theme and my professional career at the Brazilian National Health System (SUS). The dissertation comes from the research “The Internship in Psychology at the General State Hospital of Alagoas - reflections on training”.The main objective is to reflect on the training of trainees in psychology at the General State Hospital (HGE). To this end, social construtionism and discursive practices and production of means were used as theoretical and methodological references. The research was divided into two sections. The first consisted of a literature review, aimed at understand the theme and the object of study. The second moment was the analysis of internship documents, in this case, the interns' portfolios. After the literature review and the first approaches to document analysis (portfolios), three categories of analysis were produced: SUS Principles; Public policy; Internship. The analysis points to the positioning of trainees in psychology at HGE that seek to base their practice on public policies, especially the PNH and PNEPS, emphasizing the principles of SUS, especially integrality. They seek to perform the internship based on dialogue, meeting, welcoming, interdisciplinarity and boning in the hospital, for the construction of integral and humanized care. It also provides the construction of na educational product, entitled “The HGE Psychology Trainee Guide”, which aims to assist students, preceptors and supervisors in the internship field, as well as being an instrument for the dialogue about the internship at the hospital.
Palavras-chave: Ensino superior - Psicologia
Hospitais de ensino
Estagiários (Psicologia clínica)
Formação profissional
Prática profissional
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Higher education - Psychology
Teaching Hospitals
Interns (Clinical Psychology)
Professional qualification
Professional practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: FERREIRA, Paula Quitéria da Silva. O estágio em psicologia no Hospital Geral do Estado de Alagoas: reflexões sobre a formação. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6672
Data do documento: 5-dez-2019
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