00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785455419210090pt_BR
dc.creatorAlmeida, Uildo Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6210318305734979pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T19:13:05Z-
dc.date.available2020-01-22-
dc.date.available2020-02-12T19:13:05Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Uildo Bezerra de. O ensino das sequências recursivas no ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6645-
dc.description.abstractThis paper focuses on the teaching of recursive sequences proposed in the Pernambuco curriculum for elementary school, aiming to collaborate with teachers in the development of skills related to the theme. Thus, for better understanding, we begin with a brief history of how the Pernambuco curriculum for elementary school was drafted and in line with the BNCC - Common National Curriculum Base. We also deal with the teaching of recursive sequences, emphasizing the importance of organizing numbers, objects or figures, observing the patterns involved. Due to the relevance of the theme to the development of deductive thinking and hypothesis elaboration, we conclude by presenting activities in which teachers and students must together construct the concepts and develop the proposed skills, enabling them to establish algebraic expressions that represent a recursive sequence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequências (Matemática)pt_BR
dc.subjectSequências recursivaspt_BR
dc.subjectCurrículos – Planejamento - Pernambucopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSequences (Mathematics)pt_BR
dc.subjectRecursive Sequencespt_BR
dc.subjectCurriculum - Planningpt_BR
dc.subjectElementary School - Pernambucopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino das Sequências recursivas no Ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambucopt_BR
dc.title.alternativeTeaching of refusive sequences in fundamental education according to Pernambuco's curriculumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEnfoca-se nesse trabalho o ensino das sequências recursivas proposta no currículo de Pernambuco para o ensino fundamental, tendo como objetivo colaborar com os professores no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao tema. Assim, para melhor compreensão, iniciamos com um breve histórico de como ocorreu a elaboração do currículo de Pernambuco para o ensino fundamental e sua consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Tratamos também do ensino das sequências recursivas, enfatizando a importância da organização de números, objetos ou figuras, observando os padrões envolvidos. Devido à relevância do tema para o desenvolvimento do pensamento dedutivo e elaboração de hipóteses, finalizamos apresentando atividades, nas quais professores e alunos devem juntos construir os conceitos e desenvolver as habilidades propostas, possibilitando-os estabelecer expressões algébricas que representem uma sequência recursiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino das sequências recursivas no ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco.pdf930.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.