00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, José Roberto Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602942466421097pt_BR
dc.contributor.referee1Vivar Flores, Alberto-
dc.contributor.referee2Silva, José Roberto Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537058964014059pt_BR
dc.creatorFerreira, Isabel Alves-
dc.date.accessioned2020-02-11T18:45:05Z-
dc.date.available2020-01-15-
dc.date.available2020-02-11T18:45:05Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.identifier.citationFERREIRA, Isabel Alves. A Questão indígena na sala de aula: desafios e contradições do ensino e um estudo de caso na Escola de Educação Básica Helena de Oliveira - Pilar/AL. 2020. 140 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6630-
dc.description.abstractThe present work is a monograph resulting from the research process based partly on the historical trajectory of indigenous peoples, and how this theme is approached in the classroom, with the pretension to analyze from a questionnaire in order to perceive the vision of Some students, and see how in the 21ST century this problem still needs a formalisation in accordance with the Norms of Legislation, verifying how the whole process has occurred until the present day. Faced with such questioning in the School of Basic Education Helena de Oliveira in Pilar-AL, so to seek answers in relation to this theme throughout the educational process and what is its elevance to this Institution? Taking into consideration a brief analysis in the school context in general, especially in the State of Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação indígena - Pilar (AL) - Escola de Educação Básica Helena de Oliveirapt_BR
dc.subjectÍndios - Históriapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectIndigenous education - Pilar (AL) - Helena de Oliveira Basic Education Schoolpt_BR
dc.subjectIndians - Historypt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA Questão indígena na sala de aula: desafios e contradições do ensino e um estudo de caso na Escola de Educação Básica Helena de Oliveira - Pilar/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma monografia resultante do processo de pesquisa baseada em parte pela trajetória histórica dos povos indígenas, e como essa temática é abordada em sala de aula, com a pretensão de analisar a partir de um questionário afim de perceber a visão de alguns alunos, e ver como em pleno século XXI essa problemática ainda precisa de uma formalização de acordo com as Normas da Legislação, verificando como ocorreu todo o processo até os dias atuais. Diante de tal questionamento feito na Escola de Educação Básica Helena de Oliveira em Pilar-AL, para assim buscar respostas em relação a essa temática em todo o processo educacional e qual a sua relevância para essa Instituição? Levando em consideração uma breve análise no âmbito escolar no geral, principalmente no Estado de Alagoas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.