00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6568
Tipo: Dissertação
Título: O aplicativo lensoo create como ferramenta didática no processo de ensino e de aprendizagem da matemática na Educação básica
Título(s) alternativo(s): Lensoo create app as a teaching tool in the teaching and learning process of mathematics in Basic education
Autor(es): Gonzaga, Gregorio Tomas da Silva
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Serra, Kleber Cavalcanti
Resumo: O presente trabalho visa fundamentalmente apresentar o aplicativo educacional Lensoo Create como uma importante ferramenta de apoio didático para o professor de matemática tanto da educação básica quanto da educação superior. Apresentam-se aqui um breve tutorial de seu uso, destinado aos professores que quiserem utilizá-lo como instrumento de trabalho, e um DVD produzido com esse aplicativo com uma sequência de videoaulas sobre um conteúdo matemático. A disponibilização desse DVD pretende atingir dois objetivos: em primeiro lugar, mostrar aos docentes, com um exemplo prático, as potencialidades técnicas e didáticas do referido aplicativo; em segundo lugar, apresentar aos estudantes do ensino médio um conteúdo matemático importante da Matemática desse nível de ensino com um enfoque que propicie posteriormente a apropriação de conceitos e ideias utilizados no Cálculo Diferencial.
Abstract: This study aims to present the fundamentally educational app Lensoo Create as an important educational tool to support the math teacher both basic education as higher education . We present here a brief tutorial on its use for teachers who want to use it as a working tool, and a DVD produced with this application with a video classes sequence on a mathematical content. The release of this DVD aims to achieve two objectives: first, to show teachers with a practical example , technical and educational potential of that application ; secondly, to introduce high school students an important mathematical content of mathematics this level of education with a focus that subsequently triggers the appropriation of concepts and ideas used in differential calculus .
Palavras-chave: Matemática – Processo de ensino e aprendizagem
Lousa virtual
Lensoo Creat
Funções Polinomiais – Educação básica
Ferramenta didática
Mathematics - Teaching and learning process
virtual whiteboard
Polynomial Functions - Basic Education
Teaching tool
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: GONZAGA, Gregorio Tomas da Silva. O aplicativo lensoo create como ferramenta didática no processo de ensino e de aprendizagem da matemática na Educação básica. 2020. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6568
Data do documento: 8-jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.