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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6538
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O marco normativo da educação infantil no Brasil e a criança pequena como sujeito de direitos: alguns apontamentos |
Autor(es): | Teixeira, Erica Vanessa Santos |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Irailde Correia de Souza |
Resumo: | O presente artigo apresenta a síntese de uma pesquisa bibliográfica, que teve o objetivo de identificar como a Infância é abordada no Marco Normativo da Educação Infantil no Brasil, a partir da compreensão da criança enquanto sujeito de direitos. Definimos o recorte temporal dos últimos 30 anos, tomando a Constituição Federal de 1988 como grande referência. Buscamos, também, identificar alguns desdobramentos legais deste processo no Estado de Alagoas e no Município de Maceió. O estudo buscou responder às seguintes questões: o que o marco normativo da Educação Infantil no Brasil legitimou como direito da criança de zero a cinco anos de idade? Quais as concepções de infância presentes nesses textos legais? Os dados apresentados nesta pesquisa, contextualizam perspectivas da Educação Infantil (EI) – enquanto etapa da Educação Básica – estabelecendo uma articulação entre o contexto brasileiro e a realidade do estado de Alagoas e do município de Maceió. A partir de um breve estudo e análise do Marco Normativo da Educação Infantil em nosso país, nosso estado e em Maceió, o presente artigo recupera a trajetória de definição das políticas de educação infantil. |
Palavras-chave: | Direito da criança Infância Educação infantil Creche Pré-escola Criança |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | TEIXEIRA, Erica Vanessa Santos. O marco normativo da educação infantil no Brasil e a criança pequena como sujeito de direitos: alguns apontamentos. 27 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6538 |
Data do documento: | 10-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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