00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6535
Tipo: Dissertação
Título: O que é ser jovem... aluno... e alagoano? estudo sobre referências culturais e identidades juvenis na escola média
Título(s) alternativo(s): What is being Young... and student... and from Alagoas? Study of youth identities and cultural references
Autor(es): Souza, Emanuelle de Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Marcos Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Diogenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Angélica Silvana
Resumo: O estudo teve objetivo de analisar as representações dos jovens sobre aspectos das culturas em Alagoas, sobre sua própria identidade juvenil e sobre a experiência escolar. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes, na faixa etária de 15 a 29 anos, concluintes do Ensino Médio, dos turnos diurno e noturno, de uma escola estadual na periferia de Maceió-AL. Os pressupostos teóricos tiveram como referência os Estudos Culturais, com Hall e sua noção de identidade e representação. Também foram utilizadas referências de Dubar e seus estudos sobre a “crise das identidades”; de Charlot, em seus estudos sobre a “relação com o saber”. Nos estudos sobre “culturas juvenis” e Ensino Médio apoiei-me em Pais, Dayrell, Sposito, Abramo, Feixa e Carrano. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa, através de três instrumentos: aplicação de um questionário inspirado nos “balanços do saber” de Charlot; realização de grupos de discussão; e entrevistas individuais. Como resultados, observa-se que as representações do jovens sobre as culturas em Alagoas sofre forte influência das informações veiculadas nos meios de comunicação de massa e da falta de espaço para assuntos culturais no ambiente escolar e que a consciência individual e coletiva da condição juvenil é perpassada e construída por variadas experiências pessoais, onde a escola está presente de forma marcante, sendo fundamental a reflexão sobre a postura da mesma diante das múltiplas identidades juvenis.
Abstract: This study aimed to capture the representation of young people on aspects of culture in Alagoas, on their own youth identity and the school experience. The subjects are students, aged 15-29 years old, high school graduates, on day and night shifts, at a state school in the outskirts of Maceió-AL. The theoretical presuppositions are based on cultural studies, with Hall and his sense of identity and representation. Dubar references and his studies on the "identity crisis" were also used; References of Charlot, in his studies on the " knowledge to relationship" were also used. In "youth culture" and High School studies, I have relied on parents, Dayrell, Sposito, Abramo, Feixa and Carrano. The qualitative research methodology was used through three instruments: a questionnaire, inspired by Charlot’s "knowledge balance", conducting focus groups, and individual interviews. As a result, it is observed that the representations of young people about the culture in Alagoas suffers strong influence of mass media and the lack of space for cultural affairs in the school environment and the individual and collective consciousness of the youth condition is permeated and built by varied personal experiences, where the school is markedly present, making a reflection on its position face of multiple juvenile identities critical.
Palavras-chave: Juventude - Alagoas
Identidade - Alagoas
Cultura- Alagoas
Representações - Alagoas
Processos educativos – Alagoas
Youths - Alagoas
Identities - Alagoas
Cultures - Alagoas
Representation - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Emanuelle de Oliveira. O que é ser jovem... aluno... e alagoano? estudo sobre referências culturais e identidades juvenis na escola média. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6535
Data do documento: 21-jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.