00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Marcos Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9059784963404615pt_BR
dc.contributor.referee2Diogenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352567866641388pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Angélica Silvana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8270655241134217pt_BR
dc.creatorSouza, Emanuelle de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334010583344068pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T16:48:47Z-
dc.date.available2019-12-04-
dc.date.available2020-01-31T16:48:47Z-
dc.date.issued2013-06-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Emanuelle de Oliveira. O que é ser jovem... aluno... e alagoano? estudo sobre referências culturais e identidades juvenis na escola média. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6535-
dc.description.abstractThis study aimed to capture the representation of young people on aspects of culture in Alagoas, on their own youth identity and the school experience. The subjects are students, aged 15-29 years old, high school graduates, on day and night shifts, at a state school in the outskirts of Maceió-AL. The theoretical presuppositions are based on cultural studies, with Hall and his sense of identity and representation. Dubar references and his studies on the "identity crisis" were also used; References of Charlot, in his studies on the " knowledge to relationship" were also used. In "youth culture" and High School studies, I have relied on parents, Dayrell, Sposito, Abramo, Feixa and Carrano. The qualitative research methodology was used through three instruments: a questionnaire, inspired by Charlot’s "knowledge balance", conducting focus groups, and individual interviews. As a result, it is observed that the representations of young people about the culture in Alagoas suffers strong influence of mass media and the lack of space for cultural affairs in the school environment and the individual and collective consciousness of the youth condition is permeated and built by varied personal experiences, where the school is markedly present, making a reflection on its position face of multiple juvenile identities critical.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventude - Alagoaspt_BR
dc.subjectIdentidade - Alagoaspt_BR
dc.subjectCultura- Alagoaspt_BR
dc.subjectRepresentações - Alagoaspt_BR
dc.subjectProcessos educativos – Alagoaspt_BR
dc.subjectYouths - Alagoaspt_BR
dc.subjectIdentities - Alagoaspt_BR
dc.subjectCultures - Alagoaspt_BR
dc.subjectRepresentation - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO que é ser jovem... aluno... e alagoano? estudo sobre referências culturais e identidades juvenis na escola médiapt_BR
dc.title.alternativeWhat is being Young... and student... and from Alagoas? Study of youth identities and cultural referencespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo teve objetivo de analisar as representações dos jovens sobre aspectos das culturas em Alagoas, sobre sua própria identidade juvenil e sobre a experiência escolar. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes, na faixa etária de 15 a 29 anos, concluintes do Ensino Médio, dos turnos diurno e noturno, de uma escola estadual na periferia de Maceió-AL. Os pressupostos teóricos tiveram como referência os Estudos Culturais, com Hall e sua noção de identidade e representação. Também foram utilizadas referências de Dubar e seus estudos sobre a “crise das identidades”; de Charlot, em seus estudos sobre a “relação com o saber”. Nos estudos sobre “culturas juvenis” e Ensino Médio apoiei-me em Pais, Dayrell, Sposito, Abramo, Feixa e Carrano. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa, através de três instrumentos: aplicação de um questionário inspirado nos “balanços do saber” de Charlot; realização de grupos de discussão; e entrevistas individuais. Como resultados, observa-se que as representações do jovens sobre as culturas em Alagoas sofre forte influência das informações veiculadas nos meios de comunicação de massa e da falta de espaço para assuntos culturais no ambiente escolar e que a consciência individual e coletiva da condição juvenil é perpassada e construída por variadas experiências pessoais, onde a escola está presente de forma marcante, sendo fundamental a reflexão sobre a postura da mesma diante das múltiplas identidades juvenis.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.