00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6386
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte
Autor(es): Borges, Aline Cristina de Paula
Pinheiro, Denise Maria Silva
Primeiro Orientador: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Raggi, Mariana Guedes
Resumo: Nos últimos anos, a articulação Geografia e Literatura vem se estreitando à medida que a geografia busca novos meios de abordagem metodológica. Considerando que os textos literários não se desassociam de processos políticos, históricos, sociais, econômicos, geográficos e culturais, é que realizamos o presente trabalho, desenvolvendo uma articulação entre Geografia, Literatura e Ensino. O objetivo é usufruir da literatura como recurso didático e de linguagem artística, voltada ao ensino da Geografia, de modo a discutir seu potencial. A literatura nos auxilia nesse processo, provocando a relação entre teoria e prática, contribuindo assim, para uma educação geográfica, cujo mote partiu da indagação-título do livro literário que nos serviu de base para a construção deste trabalho Como vou?, bem como o clássico conteúdo “meios de transporte” muito presente nas propostas de ensino para os anos iniciais, principalmente em livros didáticos. O referencial teórico adotado é o da Geografia Humanista e Cultural, dialogando-se com autores que contribuem para essa discussão tão pertinente para a Geografia, principalmente a escolar. Conclui-se reafirmando a importância da literatura na formação dos professores e o potencial alargado que essa linguagem apresenta para (re)pensarmos o ensino, inclusive de temáticas tão importantes como os meios de transportes, sobretudo por integrarem os modos de vida urbano e rural num contexto de espaço geográfico vivido, percebido e problematizado que se materializa no trato com a temática em questão no/pelo conjunto indissociável de objetos (transporte, rotas, infraestrutura) e suas respectivas ações (deslocamentos, trânsito, regras, condições de mobilidade) como propõe Milton Santos (2006) ao analisar o espaço geográfico enquanto conjunto indissociável de objetos e ações.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Linguagem Literária
Recursos didáticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: BORGES, Aline Cristina de Paula; PINHEIRO, Denise Maria Silva. Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6386
Data do documento: 11-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.