00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6358
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos com materiais recicláveis no ensino e aprendizagem da língua brasileira de sinais – libras: relato de experiência
Autor(es): Silva, Edjane Vasconcelos da
Santos, José de Queiroz Alves
Primeiro Orientador: Teixeira, Radjalma da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Thiago Bruno de Souza
Resumo: O presente artigo relata a implementação do projeto “Jogos com Materiais Recicláveis no Ensino e Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras: relato de experiências”. De acordo com a necessidade do uso e difusão da Libras, contemplados na Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.A escolha do tema do estudo partiu de um questionamento sobre os processos existentes para o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras para crianças e como seria possível construir novas ferramentas pedagógicas de aprendizagem com a utilização de jogos com materiais recicláveis para beneficiar o ensino dessa língua para alunos ouvintes na sala de aula regular. Respaldado por teóricos renomados como a Vygotskyana, Quadros, Kishimotoana, Gesserana, Chateau, Santos e Silva, esse estudo confirma com propriedade que a ludicidade, além de favorecer a inclusão, é um excelente recurso didático na construção do conhecimento, enriquecendo o desenvolvimento intelectual e social do aluno e tendo em vista o processo de ensino e aprendizagem através de atividades que despertem a curiosidade e estimulem as crianças para adquirir o conhecimento de uma nova língua. A falta de materiais pedagógicos para o professor realizar o seu trabalho é realidade na maioria das escolas públicas. Quando se fala em aprender uma nova língua o desafio para os discentes aumenta, contudo, para o ensino da Libras, esta realidade é ainda mais gritante. Foi pertinente para o estudo buscarmos por métodos alternativos que auxiliaram a aprendizagem da Libras na sala de aula. Foi possível perceber a importância do uso de jogos lúdicosconstruídos a partir de materiais recicláveis para ensinar os alunos ouvintes, despertando nas crianças o interesse por Libras, pela inclusão do surdo no ambiente escolar e pela educação ambiental. Tambémmostrou a importância do lúdico no ensino e aprendizagem dessa língua. O lócus da pesquisa foi uma Escola Pública na cidade de Arapiraca – AL, numa turma do 5° ano do Ensino Fundamental.Oestudo teve como objetivo despertar nos alunos ouvintes o interesse pela língua de sinais, pelo Surdo e torná-los alunos ouvintes conhecedores e usuários da língua de sinais, viabilizando a comunicação entre esses sujeitos na sociedade como um todo.O estudo foi desenvolvidoa partir de uma metodologia participativa.Para a efetivação do estudo, realizamos aulas expositivas de Libras, dinâmicas em sala de aulas para fixação dos conteúdos ensinados, oficina para confecção dos jogos lúdicos com materiais recicláveis, participação efetiva dos alunos e dos pesquisadores na aplicação desses jogos e nas aulas supervisionadas durante o período do estudo. No decorrer desse processo,verificou-se a aceitação e empolgação dos alunos, bem como a melhor assimilação dos conteúdos da Libras. Através de uma pesquisa qualitativa comprovamos que uso estratégico do lúdico, aliada com a educação ambiental permitiu ao aluno aprender Libras brincando, desenvolvendo habilidades como curiosidade, criatividade, comunicação,cooperação, auto-avaliação, consciência ecológica e cidadania.
Abstract: This article reports on the implementation of the project "Games with Recyclable Materials in the Teaching and Learning of Brazilian Sign Language - Libras: an account of experiences". According to the need for the use and dissemination of Libras, contemplated in Law no. 10.436, of April 24, 2002, and Decree no. 5.626, of December 22, 2005, the choice of the study theme was based on a questioning about the existing processes for the teaching and learning of Brazilian Sign Language - Libras for children and how it would be possible to build new pedagogical learning tools with the use of games with recyclable materials to benefit the teaching of this language to student listeners in regular classrooms. Supported by renowned theorists such as Vygotskyana, Quadros, Kishimotoana, Gesserana, Chateau, Santos e Silva, this study confirms with propriety that playfulness, besides favoring inclusion, is an excellent didactic resource in the construction of knowledge, enriching the intellectual and social development of the student and taking into account the teaching and learning process through activities that arouse curiosity and stimulate children to acquire knowledge of a new language. The lack of pedagogical materials for teachers to carry out their work is a reality in most public schools, when it comes to learning a new language the challenge for students increases, however for the teaching of Libras this reality even more striking, was pertinent to study the search for alternative methods that helped the learning of Libras in the classroom. It was possible to realize the importance of the use of playful games built from recyclable materials to teach student listeners, arousing in children the interest in Libras, the inclusion of the deaf in the school environment and environmental education, also showed the importance of playfulness in teaching and learning this language. The locus of the research was a Public School in the city of Arapiraca - AL, in a class of the 5th year of elementary school, the study aimed to awaken in student listeners the interest in sign language, the deaf and make them students listeners and users of sign language, enabling communication between these subjects in society as a whole, the study was developed from a participatory methodology, for the effectiveness of the study we performed: expository classes of Libras, classroom dynamics to fix the contents taught, workshop for making playful games with recyclable materials, effective participation of students and researchers in the application of these games and supervised classes during the study period. During the course of the study, the acceptance and excitement of the students was verified, as well as the better assimilation of the contents of Libras. Through a qualitative research we proved that the strategic use of playfulness, allied with environmental education allowed the student to learn Libras playing, developing skills such as curiosity, creativity, communication, cooperation, self-evaluation, ecological awareness and citizenship.
Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem
Inclusão
Jogos Lúdicos
Reciclagem
Libras
Teaching/Learning
Inclusion
Playful Games
Recycling
Libras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SILVA, Edjane Vasconcelos da. SANTOS, José de Queiroz Alves. Jogos com materiais recicláveis no ensino e aprendizagem da língua brasileira de sinais – libras: relato de experiência. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6358
Data do documento: 20-set-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.