00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo piloto da segunda versão do questionário sobre conhecimentos, atitudes e práticas dos profissionais de saúde sobre Zika e suas complicações (CAP-ZIKA)
Título(s) alternativo(s): Pilot study of second version of questionnaire on knowledge knowledge, attitudes and practices health about Zika and its complications (CAP-ZIKA)
Autor(es): Assis, Soraya Eliana Santos de
Primeiro Orientador: Nagliate, Patrícia de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Omena, Izabelle Cristina Acioly de
Resumo: Introdução: Frente à recente epidemia de Zika Vírus no Brasil, o enfrentamento dessa arbovirose deve ter os encaminhamentos necessários agilmente, para mitigar as complicações que essa infecção pode causar ao indivíduo acometido. Os profissionais precisam estar capacitados para melhor acolher e reconhecer precocemente os sinais e sintomas da infecção, bem como realizar os protocolos de atenção e de notificação dos casos com precisão. A qualidade do atendimento dos profissionais de saúde depende de inúmeros fatores, entre eles, a capacitação dos mesmos. Para que sejam levantados dados a cerca dessa necessidade, se faz necessário uma identificação confiável do tema a ser explorado. Torna-se importante por apresentar um tema relevante de discussão mundial e pouco explorado, não há na literatura nacional e internacional um questionário que avalie o conhecimento, as práticas e as atitudes de profissionais de saúde sobre o Zika Vírus. Objetivo: esse estudo teve como objetivo a realização do teste piloto do questionário CAPZika sobre o conhecimentos, atitudes e práticas sobre a doença do Zika vírus e suas possíveis complicações. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto descritivo de caráter metodológico, em que o questionário sobre Conhecimentos, Atitudes e Práticas dos Profissionais de Saúde Sobre Zika e Suas Complicações (Cap-Zika), foi avaliado em estudo piloto por 34 Enfermeiros atuantes nas unidades de saúde da Estratégia de Saúde da Família do município de Maceió, entre os meses de julho a setembro de 2019. Foram aplicados dois instrumentos, sendo o primeiro de caracterização sócio demográfica dos participantes e o CAP-Zika composto por três domínios, sendo esses: conhecimentos, com 19 questões, atitudes, com 8 questões, e práticas com quatro questões. Os participantes também utilizaram um instrumento de avaliação do questionário CAP-Zika, que avaliou quatro pontos: 1º) clareza, 2º) pertinência, 3º) formato das questões e 4º) alocação da pergunta no domínio. Para avaliação, foi utilizado um instrumento do tipo Likert, com variação de 1 a 4, com alternativas: discordo totalmente (1), discordo (2), concordo parcialmente (3) e concordo totalmente (4). Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), para medir a proporção de enfermeiros que estavam em concordância sobre as questões avaliadas. As questões eram consideradas válidas se a concordância entre os participantes variasse de 0,80 a 1,0. Resultados: Todas as questões pertencentes aos três domínios foram avaliadas acima da faixa de corte exigida, porém foram feitas algumas sugestões de alterações, para que pontos como a clareza e o formato das questões fossem melhorados. A partir da análise das observações e sugestões dos profissionais, foi criada a 3ª versão do questionário CAP-Zika. Conclusão: Os resultados deste estudo demonstram que a terceira versão do questionário obteve uma boa avaliação, segundo os índices de validade e conteúdo alcançados. Após a consulta para alterações subjetivas em relação à clareza e ao formato das questões, foi possível aprimorar ainda mais esta versão, por profissionais que na prática estão em contato com a temática rotineiramente. Acredita-se que esse estudo poderá contribuir para fortalecer a prática de educação em saúde e de educação permanente na área da enfermagem e, desse modo, melhorar a qualidade da assistência prestada as pessoas com a doença do Zika vírus e suas famílias refletindo na melhoria da qualidade de vida desses.
Abstract: Introduction: In view of the recent epidemic of Zika Virus in Brazil, coping with this arbovirus should have the necessary referrals quickly, to mitigate the complications that this infection may cause to the affected individual. Professionals need to be able to better receive and recognize early signs and symptoms of infection, as well as accurately conduct attention and case notification protocols. The quality of care of health professionals depends on a number of factors, including their training. In order to gather data about this need, a reliable identification of the theme to be explored is necessary. It is important to present a relevant topic of worldwide discussion and little explored, there is no questionnaire in the national and international literature that assesses the knowledge, practices and attitudes of health professionals about Zika Virus. Objective: This study aimed to conduct the pilot test of the CAPZika questionnaire on knowledge, attitudes and practices about Zika virus disease and its possible complications. Methodology: This is a descriptive pilot study of methodological character, in which the questionnaire about Health Professionals' Knowledge, Attitudes and Practices About Zika and its Complications (Cap-Zika) was evaluated in a pilot study by 34 Nurses working in the units. of the Family Health Strategy of the city of Maceió, from July to September 2019. Two instruments were applied: the first was the socio-demographic characterization of the participants and the CAP-Zika consisted of three domains: knowledge with 19 questions, attitudes with 8 questions, and practices with four questions. Participants also used a CAP-Zika questionnaire assessment tool, which assessed four points: 1st) clarity, 2nd) relevance, 3rd) question format and 4th) question allocation in the domain. For evaluation, a Likert-type instrument ranging from 1 to 4 was used, with alternatives: strongly disagree (1), disagree (2), partially agree (3) and totally agree (4). The Content Validity Index (CVI) was used to measure the proportion of nurses who were in agreement on the evaluated questions. The questions were considered valid if the agreement between the participants ranged from 0.80 to 1.0. Results: All questions belonging to the three domains were evaluated above the required cut-off range, but some suggestions for changes were made, so that points such as clarity and question format were improved. Based on the analysis of the professionals' observations and suggestions, the 3rd version of the CAP-Zika questionnaire was created. Conclusion: The results of this study demonstrate that the third version of the questionnaire obtained a good evaluation, according to the validity and content indexes achieved. After consulting for subjective changes regarding the clarity and format of the questions, it was possible to further improve this version by professionals who in practice are in contact with the theme routinely. It is believed that this study may contribute to strengthen the practice of health education and continuing education in the area of nursing and, thus, improve the quality of care provided to people with Zika virus disease and their families, reflecting on the improvement of quality of life.
Palavras-chave: Infecções por arbovírus
Zika vírus
Enfermeiras de saúde pública – Maceió
CAP-Zika – Questionário
Atenção primária à saúde
Cuidados de Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: ASSIS, Soraya Eliana Santos de. Estudo piloto da segunda versão do questionário sobre conhecimentos, atitudes e práticas dos profissionais de saúde sobre Zika e suas complicações (CAP-ZIKA). 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6321
Data do documento: 30-out-2019
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