00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: O imprevisível que rompe: análise de manifestações do “que” em manuscritos escolares de alunos do 3º ano do Ensino fundamental
Autor(es): Queiroz, Janaina Ligya da Rocha
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Jair Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Bertoldo, Ernesto Sérgio
Resumo: Este trabalho pretende discutir a imprevisível emergência do elemento “que” em construções sintático-semânticas produzidas em manuscritos escolares. Nossa base teórica assume a concepção de língua postulada por Saussure e revista por Lacan. Nesta perspectiva acreditamos que funcionamento da língua se dá a partir dos operadores metafórico e metonímico e o discurso como condição dialógica constitutiva de sujeito falante. O corpus analisado reúne um conjunto de 80 manuscritos escolares, produzidos por 40 alunos do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Maceió. Estes manuscritos são produtos de processo de produção textual em que a professora solicitou a reescrita do conhecido conto de fadas “A princesa e a ervilha” em duas versões. Na análise deste material, encontramos seis ocorrências em que o termo “que” produz algum tipo de desestabilização nas relações sintático-semânticas entre os elementos que o entornam e se sucedem na cadeia sintagmática. Dentre essas:“Era uma vez que”. O caráter singular destas ocorrências é confirmado não só pela pequena quantidade de construções identificadas, mas também pela não ocorrência de rasuras. A ausência de rasuras nestes pontos do manuscrito é índice do não reconhecimento pelo scriptor das rupturas provocadas, apontando para dois pontos importantes da relação entre língua, discurso e sujeito. De um lado, a opacidade para o sujeito de certos pontos do funcionamento lingüístico-discursivo. De outro, a dominância intermitente do pólo da língua que opera sobre o sujeito e seu processo de escritura, fato que caracterizaria a 2ª posição subjetiva descrita nos trabalhos de Lemos (2001). Nossos dados podem ajudar a avançar na compreensão do funcionamento linguístico-discursivo.
Abstract: Ce document examine l'émergence de l'élément imprévisible “QUE”, les constructions syntaxiques-sémantiques produites dans les manuscrits scolaires. Notre base théorique suppose la conception du langage postulé par Saussure et Lacan. Dans cette perspective on croit que le fonctionnement de la langue commence à partir des opérateurs métaphoriques et métonymique et le discours comme condition dialogique comme constitutive du suject parleur. Le corpus analysé rassemble un groupe de 80 manuscrits scolares, ont été produits par 40 éléves de la 3ème. année du primaire deux écoles à la ville de Maceio. Ces manuscrits sont le produit du processus de production textuelle dans laquelle l'enseignant a demandé de réécrire le conte de fée trés connu "La Princesse et le petit pois" en deux versions. Après l’ analyse de ce matériel, nous avons trouvé 07 cas dans lesquels le terme "QUE" produit une sorte de déstabilisation dans les relations syntaxicosémantique entre les éléments que l’ entourrent ET se succédent se suivent dans la chaîne syntagmatique. Parmi ces cas nous avons: "Il était une fois." Le caractère singulier de ces faits est confirmée non seulement par le petit nombre de constructions identifiées, mais aussi par la non-occurrence de ratures. L'absence de ratures dans ces parties de l'indice du manuscrit de la nonreconnaissance des ruptures provoquées par le scripteur, ce qui remet à deux points importants de la relation entre la langue, le discours et le sujet. D'une part, l'opacité concernant le sujet du discours d'exécution linguistique. D'autre part, La maîtrise intermitente du pôle de la langue qui agit sur le sujet et son processus d'écriture, un fait qui caractérise la 2ème. position subjective décrite dans l'ouvrage de Lemos (2001). Nos données peuvent contribuer à faire avancer La compréhension du fonctionnement linguistique discursive.
Palavras-chave: Lingüística
Língua portuguesa – Conjunção
Língua portuguesa – Sintaxe
Referenciação
Erro imprevisível
Manuscritos escolares
Linguistique
Langue portugaise - Conjonction
Langue portugaise - Syntaxe
Référencement
Erreurs imprévisibles
Manuscrits scolaires
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Janaína Ligya da Rocha. O imprevisível que rompe: análise de manifestações do “que” em manuscritos escolares de alunos do 3º ano do Ensino fundamental. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6237
Data do documento: 1-jun-2011
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