00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6234
Tipo: Dissertação
Título: Ensino Explícito de Biologia: uma estratégia para o Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Explicit Biology Teaching: a high school strategy
Autor(es): Azevedo, Henrique de Souza
Primeiro Orientador: Gitaí, Daniel Leite Góes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Landell, Melissa Fontes
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Mykaella Andrade de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rafael Brito da
Resumo: O Ensino Explícito é uma abordagem de ensino baseada na demonstração e derivação dos conceitos, iniciando do mais simples para o mais complexo. Neste cenário o aluno experiencia o racional científico, buscando o conhecimento pela observação crítica dos fenômenos e evitando a sobrecarga de informações. No ensino explícito, a aula apresenta 5 etapas: abertura, modelagem, prática guiada, prática autônoma e conclusão, conduzidas a partir de uma articulação bem planejada entre gestão de conhecimento e gestão de classe. O professor é essencial neste processo, direcionando as fases da aula atento aos objetivos de aprendizagem que deseja alcançar. O ensino explicito vem sendo aplicado na educação infantil e ensino fundamental, principalmente no ensino de línguas e matemática, entretanto não há relatos sobre a implementação desta abordagem no ensino de biologia. Neste estudo, analisamos o potencial do Ensino Explícito como estratégia metodológica para o ensino de Biologia Celular na 1ª série do Ensino Médio em duas escolas estaduais, Tarcísio Soares Palmeira e Ana Lins, localizadas em São Miguel dos Campos/AL e em uma turma de pré-vestibular do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE) da Universidade Federal de Alagoas. Para isto, confeccionamos e aplicamos aulas sobre membrana plasmática em oito turmas e no PAESPE. Em quatro turmas o conteúdo foi abordado através do Ensino Explícito, enquanto nas outras quatro (grupo controle) utilizamos o método convencional. No início de cada aula foi aplicado um pré-teste (questionário), com questões objetivas e discursivas, para sondar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os conteúdos e, ao final, aplicou-se um pós-teste, com a finalidade de estimar o ganho de conhecimento. Os dados foram coletados e analisados utilizando o método misto de pesquisa, estabelecendo um mapeamento entre o antes e o depois da aplicação da aula, bem como o diagnóstico, a percepção, a participação do aluno, suas interações, emoções e o processos de aquisição e retenção do conhecimento. Observamos que o teste t realizado com as notas do pós-teste evidencia diferenças estatísticas dos grupos trabalhados com ensino estruturado e explícito em relação ao grupo controle, além disso esses alunos se sentiram mais motivados para aprender. De fato, o índice de aprendizado coletado no final das atividades para o grupo controle apresentou uma média de 2,94, enquanto o grupo experimental alcançou uma média de 3,70. O Ensino Explícito se mostrou eficaz para promover o ensino de Biologia Celular, especialmente, a Membranas Plasmática, pois permite ao estudante desenvolver uma aprendizagem sólida e gradativa.
Abstract: Explicit Teaching is a teaching approach based on demonstration and logical derivation of concepts, from the simplest toward the most complex. In this scenario the student experiences the scientific rationale, seeking knowledge through critical observation of phenomena and avoiding information overload. In explicit teaching, the class present 5 steps: openness, modeling, guided practice, autonomous practice, and completion, which are conducted following a well-planned articulation between knowledge management and class management. The teacher is crucial in this process, guiding the students to the learning objectives he wants to achieve. Explicit teaching has been applied in kindergarten and elementary school, mainly in language and mathematics classes, however there are no reports on the implementation of this approach in biology teaching. In this study, we analyzed the potential of Explicit Teaching as a methodological strategy for t teaching Cell Biology in the 1st grade of high school in two public schools, Tarcísio Soares Palmeira and Ana Lins, located in São Miguel dos Campos / AL and in a pre-school class of the Student Support Program of the State Public Schools (PAESPE) of the Federal University of Alagoas. For this, we elaborated and did classes about plasma membrane subject in eight classrooms and PAESPE. In four of them the topic was developed through Explicit Teaching, while in the other four (control group) we used the conventional method. At the beginning of each class, a pre-test was applied, with objective and discursive questions, to probe students' previous knowledge about the contents and, at the end, a post-test was applied to estimate the knowledge gain. Data were collected and analyzed using the mixed research method, establishing a mapping between before and after class application, as well as the diagnosis, perception, student participation, their interactions, emotions and the acquisition and retention of knowledge. We observed that the t-test performed with the post-test scores shows statistical differences between the groups working with structured and explicit teaching in relation to the control group, and these students were more motivated to learn. In fact, the learning rate collected at the end of the activities for the control group averaged 2.94, while the experimental group averaged 3.70. Explicit Teaching has proven effective in promoting the teaching of Cell Biology, especially Plasma Membranes, as it allows the student to develop solid and gradual learning.
Palavras-chave: Biologia – Estudo e ensino
Biologia celular – Ensino explícito
Sequência didática
Aprendizagem
Ensino médio
Biology - Study and Teaching
Cell Biology - Explicit Teaching
Didactic Sequence
Learning
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: AZEVEDO, Henrique de Souza. Ensino Explícito de Biologia: uma estratégia para o Ensino Médio. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6234
Data do documento: 21-ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino Explícito de Biologia uma estratégia para o Ensino Médio.pdf3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.