00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Giraldo, Victor Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8266357230021399pt_BR
dc.creatorCosta, Adriano Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0696652789120731pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T17:50:03Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-12-04T17:50:03Z-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Adriano Araújo. Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189-
dc.description.abstractThis paper aims at present a new methodological proposal based on constructivist theory and Montessori pedagogy for students from the 8th grade of elementary school which Will be able to solve equations of second and third degree whose roots belong to the set of rational numbers by constructing parallelepiped rectangles and using the golden material. Hence, we will adapt the golden material and we will divide the equations of the second and third degrees in various types according to the signs of their coefficients. Our perspective is that this work will be able to contribute to the teaching and learning process of the subject that is so important to the school life of our students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectMaterial concreto – Didáticapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMaterial douradopt_BR
dc.subjectEquationpt_BR
dc.subjectConcrete Material - Didacticspt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectGolden Materialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma nova proposta metodológica, baseada na teoria construtivista e na pedagogia montessoriana, para que os alunos, a partir do 8º ano do ensino fundamental, possam resolver equações do segundo e terceiro graus cujas raízes pertencem ao conjunto dos números racionais através da construção de retângulos e paralelepípedos utilizando o material dourado. Para isso, faremos algumas adaptações ao material dourado e iremos dividir as equações do segundo e terceiro graus em vários tipos de acordo com os sinais dos seus coeficientes. Nossa perspectiva é que a proposta apresentada possa contribuir no processo de ensino aprendizagem deste tema que é tão importante para a vida escolar dos nossos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.