00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gama, Carolina Nozella-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665460410864833pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Kátia Maria Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5375151893852187pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.creatorAraújo, Adriana Jeronimo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0961251000302720pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-09T16:56:08Z-
dc.date.available2019-10-09T16:56:08Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Adriana Jeronimo da Silva. Avaliações externas e seus impactos na prática pedagógica: o caso de uma escola estadual de ensino fundamental de Maceió. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6048-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate and discuss the external evaluations impacts in the pedagogic practice of a 5th grade elementary school teacher in the city of Maceió. As hypothesis about external evaluations influences in the school environment, the following statements were made: 1) It’s possible that large-scale evaluations impact the pedagogical work developed by the teacher; 2) it’s likely that the “Prova Brasil” influences the choices made by the teacher regarding selection, organization and deal with knowledge; 3) supposedly the “Prova Brasil” influences the internal evaluations made by the teacher (formal or informal). The research was developed from the following methodological procedures: field investigation, documental and bibliographic survey. The study was based on the following authors: Saviani (2011, 1999); Marsiglia et al. (2017); Freitas (2014, 1995); Frigotto (1991); Martins (2016); Pasqualini (2013); Laranzetti (2016); Asbahr (2016); Fernandes e Freitas (2007), among others. As a result we conclude that the external evaluations considerably influence the pedagogical practices made by the teachers in the periods of these evaluations, such practices at the time of the research were based on specific procedures such as standardized exercises, simulated similar to the external evaluations (Prova Brasil), questions with the objective of leveling students skills and competences, this in order to obtain results with regard to the Schools IDEB. Practices that divide the school curriculum standardize the pedagogical practice and apostil contents of the reference matrices of the external evaluations and in large scale.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectExternal evaluationspt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliações externas e seus impactos na prática pedagógica: o caso de uma escola estadual de ensino fundamental de Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou investigar e discutir quais os impactos das avaliações externas na prática pedagógica de uma professora do 5º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Maceió. Como hipóteses acerca das influências das avaliações externas no ambiente escolar, levantou-se: que 1) possivelmente, as avaliações em larga escala impactam o trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor(a); 2) é provável, que a Prova Brasil influencie as escolhas feitas pelo professor(a) no que diz respeito à seleção, organização e trato com o conhecimento; 3)supostamente, a Prova Brasil influência nas avaliações internas realizadas pelo professor (formais e informais). A pesquisa desenvolveu-se a partir da realização dos seguintes procedimentos metodológicos: investigação de campo, levantamento bibliográfico e documental. Tal estudo, foi fundamentado a partir dos seguintes autores: Saviani (2011, 1999); Marsiglia et al. (2017); Freitas (2014, 1995); Frigotto (1991); Martins (2016); Pasqualini (2013); Laranzetti (2016); Asbahr (2016); Fernandes e Freitas (2007) entre outros. Como resultado concluímos que as avaliações externas influenciam consideravelmente as práticas pedagógicas realizadas pelos professores nos períodos dessas avaliações, tais práticas no momento da pesquisa estavam pautadas em procedimentos pontuais como exercícios padronizados, simulados semelhantes às das avaliações externas (Prova Brasil), questões com o objetivo de nivelar as habilidades e as competências dos estudantes, isso em prol da obtenção de resultados no que diz respeito ao Ideb da escola. Práticas que parcelam o currículo escolar, padronizam a prática pedagógica e apostilam conteúdos das matrizes de referência das avaliações externas e em larga escala.pt_BR
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