00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6011
Tipo: Dissertação
Título: Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
Título(s) alternativo(s): Geometric demonstrations of elementary algebraic relations: a didactic sequence proposal
Autor(es): Soares, Rubia Marcia dos Santos Lima
Primeiro Orientador: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, Andre Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Márcio Silva
Resumo: A grande dificuldade em entender o processo de demonstração de identidades algébricas, tem se tornado um grande desafio para alunos, que muitas vezes necessitam de um material que os auxilie ou simplesmente os convença de que essas expressões são verdadeiras. Nada melhor do que usarmos a beleza da geometria para através de imagens estimularem estudantes na busca do conhecimento. Então, desenvolvemos sequências didáticas utilizando material concreto, que podem ser aplicadas em sala de aula de forma bastante dinâmica. Tendo em vista que a própria imagem já induz a prova de alguma expressão, abordamos minuciosamente os passos que devemos fazer para chegarmos ao resultado. Podendo ser utilizado pelo professor ao apresentar o conteúdo ou apenas para fixá-lo, servindo de base para o surgimento de investigações em outras identidades. A ênfase é fornecer pistas visuais ao observador para estimular o pensamento matemático.
Abstract: The great difficulty in understanding the process of demonstrating algebraic identities has become a great challenge for students who often need material that helps them or simply convinces them that these expressions are true. Nothing is better than using the beauty of geometry for images to stimulate students in the pursuit of knowledge. Then, we develop didactic sequences using concrete material, which can be applied in the classroom in a very dynamic way. Given that the image itself already proves the proof of some expression, we approach in detail the steps we must take to arrive at the result. It can be used by the teacher when presenting the content or just to fix it, serving as the basis for the emergence of investigations into other identities. The emphasis is to provide visual cues to the observer to stimulate mathematical thinking.
Palavras-chave: Geometria algébrica – Estudo ensino
Sequência didática
Desenho geométrico
Material didático
Ensino e aprendizagem
Algebraic identities
Geometry
Concrete material
Proof Withont Words
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SOARES, Rubia Marcia dos Santos Lima. Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6011
Data do documento: 30-mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.