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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5994
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Mas Pode Ser Diferente, Não É, Professora?”: análise das experiências estéticas e cotidianas no ensino de Língua Portuguesa em uma turma de EJA de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of aesthetic and averyday experiences in Portuguse Language teaching in a youth and adult education class of Alagoas |
Autor(es): | Costa, Carla Navarro |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Lígia dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rosemere Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Sobrinho, Helson Flavio da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Fabiana de |
Resumo: | Integrante da linha de pesquisa em Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, do Profletras-Ufal, este trabalho objetiva analisar o desenvolvimento da leitura com base na articulação entre experiências cotidianas e leituras literárias e estéticas no ensino de Língua Portuguesa de educandos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), equivalente ao 6º ano, de uma escola pública de Alagoas, através de poemas e pinturas em tela a fim de explorar habilidades necessárias para a construção da autonomia e da criticidade na leitura dos textos. Para tanto, fundamenta-se no método dialético, apoiando-se nas concepções de Candido (1995), Cosson (2006) e Jouve (2012): importância da literatura; Solé (1998) e Cosson (2006): leitura e letramento; Fischer (1977), e Eco (1991): experiência estética; Freire (1981; 1989; 2013) e Moura (2007): concepções de ensino da EJA; Tonet (2005), Freire (1989; 2013), Lukács (2010) e Mészáros (2011): educação e o trabalho na sociedade capitalista; Benjamin (1987) e Candido (1995): arte e cultura de massa. Tais concepções, basilares, foram suscitadas pelas seguintes questões norteadoras: que tipos de propostas estimulam o prazer pela leitura de um texto literário e possibilita o conhecimento estético na EJA?; como adotar o livro didático em articulação com outros materiais no ensino de literatura e outras linguagens com vistas à formação do leitor crítico? Notou-se que o material introduzido nas aulas (planos de aula com experiências de pinturas em telas e poemas) possibilitou maior integração dos educandos-trabalhadores. As representações nos discursos orais e escritos provocados pelo efeito da arte nesses sujeitos desvelam um educando consciente de seu papel na tomada de decisão para a construção do sentido do texto, despertando assim a criticidade necessária para compreender a realidade da qual é sujeito. |
Abstract: | Taking part of the research line of Reading and textual production: social diversity and teaching practices, from Profletras-Ufal, this job aims to analyse the reading development, based in the joint between daily experiences and literary readings and esthetics in the Portuguese Language teaching of learners in a class of Youth and Adult Education (EJA), equivalente to the 6th grade, of a public elementary school from Alagoas, through poems and canvas paintings to explore needed skills for the construction of their autonomy and practicality in texts reading. For this purpose, it is based on the dialectical method, basing in Candido (1995) Cosson (2006) and Jouve’s (2012) concepcions about: importance of literature; Solé (1998) and Cosson’s (2006) about: reading and literacy; Fischer (1977), and Eco’s (1991) about: esthetic experience; Freire (1981; 1989; 2013) and Moura’s (2007) about: teaching conceptions of youth adult education; Tonet (2005), Freire (1989; 2013), Lukacs (2010) and Mészáros’ (2011) about: education and labor in the capitalist society; Benjamin (1987) and Candido’s (1995) about: art and mass culture. These concepcions, basic, were raised by the following guiding questions: what kinds of proposals stimulate the pleasure of reading a literary text and enables the aesthetic knowledge in Youth and Adult Education?; how to adopt the school-book in conjunction with other materials in the teaching of literature and other languages with the purpose to the critical reader formation? It was founded that the material introduced in the classes (lesson plans with paintings on canvas experiences and poems experiences) enabled greater integration of worker-students. The representations in the oral and written speechs caused by the art effect in these subject unveils a learner aware of its role in decision taking for the construction of the text meaning, awakening the need critical to understand the reality in which it is subject. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa – Estudo e ensino Literatura Livro didático Estética Educação de jovens e adultos Portuguese Language - Study and Teaching Literature School-book Esthetic Youth and Adult Education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras |
Citação: | COSTA, Carla Navarro. “Mas Pode Ser Diferente, Não É, Professora?”: análise das experiências estéticas e cotidianas no ensino de Língua Portuguesa em uma turma de EJA de Alagoas. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5994 |
Data do documento: | 26-fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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