00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Desafios para implementação da avaliação institucional da política de extensão em uma universidade pública brasileira
Título(s) alternativo(s): Challenges for implementation of the institutional evaluation of extension policy in Brazilian public university
Autor(es): Pereira, Juliana Maria Silva
Primeiro Orientador: Dantas, Anderson de Barros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Paulo Henrique de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Elaine Cristina Pimentel
Resumo: A avaliação da Educação Superior perpassa por um processo de evolução que visa superar o caráter impositivo de suas orientações destituídas de momentos de análises e discussões necessárias frente ao ambiente complexo e plural que caracterizam as organizações em debate. Este trabalho, atraído pela valorosa perspectiva de tornar permanente a avaliação institucional da política de extensão como um dos parâmetros de avaliação da própria universidade, teve como objetivo analisar os limites e possibilidades para a UFAL implementar os Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU) consolidados como base de referência pelo FORPROEX. Com o intuito de alcançar tal finalidade, optou-se pela condução de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo. A coleta de dados se deu pela técnica de análise documental para situar por meio de diagnóstico descritivo as diretrizes e ações acadêmico-administrativas relacionadas à política de extensão da UFAL no último quadriênio (2015-2018).Os resultados foram analisados por intermédio da metodologia de análise de conteúdo de Bardin, sistematizada em cinco categorias temáticas: Política de Gestão, Infraestrutura, Plano Acadêmico, Relação Universidade-Sociedade e Produção Acadêmica. Os resultados apontam que dadas as circunstâncias postas, a UFAL tem condições imediatas para implementar 38 indicadores da base de referência IBEU, possibilidades derivadas principalmente da capacidade de sistematização dos dados oferecida pelo SIGAA/Módulo Extensão. Diante das limitações identificadas como desafios no sentido de efetivação dos demais indicadores, evidencia-se a necessidade de que os próprios instrumentos avaliativos definam a estrutura de registro, de modo que a avaliação seja realizada sobre uma sequência de dados coletados de forma sistemática ao longo do processo, incluindo a atividade de concepção e planejamento da ação de extensão.Espera-se que a extensão no âmbito da UFAL, a partir da implementação de indicadores de desempenho, possa ter instrumentos para se inserir e participar como mais propriedade das discussões que definem o futuro institucional, motivação genuína de todo e qualquer processo avaliativo, não existir para somente apresentar dados estáticos, isolados de apreciação, mas ser direcionador do fortalecimento e vislumbre de novos caminhos de atuação.
Abstract: The evaluation of Higher Education goes through a process of evolution that aims to overcome the tax nature of its guidelines devoid of moments of analysis and discussions necessary in the complex and plural environment that characterize the organizations under debate. This work, attracted by the valuable perspective of making permanent the institutional evaluation of the extension policy as one of the evaluation parameters of the university itself, had the objective of analyzing the limits and possibilities for UFAL to implement the Brazilian Indicators of University Extension (IBEU) consolidated as basis of FORPROEX. In order to achieve this purpose, we chose to conduct an exploratory research of a descriptive nature. The data collection was done by the documentary analysis technique to locate, through a descriptive diagnosis, the guidelines and academic-administrative actions related to UFAL's extension policy in the last four years (2015-2018). The results were analyzed through the methodology of Bardin content analysis, systematized into five thematic categories: Management Policy, Infrastructure, Academic Plan, University / Society and Academic Production Relation. The results indicate that given the circumstances, UFAL has immediate conditions to implement 38 indicators of the IBEU baseline, possibilities derived mainly from the data systematization offered by the SIGAA / Extension Module. In view of the limitations identified as challenges to the effectiveness of other indicators, it is evident that the evaluation instruments themselves define the recording structure so that the evaluation is performed on a sequence of data collected in a systematic way throughout the The extension within the UFAL, from the implementation of performance indicators, may have instruments to insert and participate as more ownership of the discussions that define the institutional future, genuine motivation of any and all evaluation process, does not exist to only present static data, isolated from appreciation, but to be a driver of strengthening and a glimpse of new paths of action.
Palavras-chave: Extensão universitária
Avaliação institucional
Indicadores de produtividade
Ensino superior - Administração
Universidade e faculdades públicas - Brasil
University Extension
Institutional evaluation
Performance Indicators
Higher Education – Administration
University and Public Colleges - Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: PEREIRA, Juliana Maria Silva. Desafios para implementação da avaliação institucional da política de extensão em uma universidade pública brasileira. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5979
Data do documento: 12-jul-2019
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