Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5953
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação ambiental e desenvolvimento sustentável na formação em Ciências Contábeis |
Autor(es): | Melo, Alison Italo de Souza |
Primeiro Orientador: | Moreira, Josicleide de Amorim Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Carvalho, Esdras dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Omena Neto, Alcides José de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Girleno Costa |
Resumo: | Este trabalho objetivou verificar se o curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal, do sertão alagoano, propicia a Educação Ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se, portanto, pela pesquisa descritiva, com procedimentos técnicos, bibliográfico e de levantamento, além do método quantitativo para a abordagem do problema. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário junto aos discentes do oitavo período do curso de Ciências Contábeis. Os resultados da pesquisa apontam que o curso pesquisado não propicia a Educação Ambiental de forma transversal e que, em sua maior parte, os discentes que tiveram acesso às temáticas acerca das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável foram aqueles que cursaram o componente curricular Contabilidade Ambiental, intuindo-se que tal disciplina contempla a temática socioambiental. |
Abstract: | This study aimed to verify if the Accounting Science course of a federal university, from the Alagoas backlands, provides Environmental Education focused on sustainable development. In regard to the methodological procedures, we opted, therefore, for the descriptive research, with technical, bibliographic and survey procedures, in addition to the quantitative method for addressing the problem. For data collection, a questionnaire was applied to students from the eighth period of the Accounting Science course. The results of the research point out that the researched course does not provide Environmental Education in a cross-sectional way and that, for the most part, the students who had access to the themes on environmental issues and sustainable development were those who attended the Environmental Accounting curriculum component, for which we assume that such subject encompasses the social and environmental them. |
Palavras-chave: | Ciências Contábeis Contabilidade ambiental Educação ambiental Desenvolvimento sustentável |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis |
Citação: | MELO, Alison Italo de Souza. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável na formação em Ciências Contábeis. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5953 |
Data do documento: | 28-ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Formação em Ciências Contáveis.pdf | 217.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.