06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5953
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental e desenvolvimento sustentável na formação em Ciências Contábeis
Autor(es): Melo, Alison Italo de Souza
Primeiro Orientador: Moreira, Josicleide de Amorim Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carvalho, Esdras dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Omena Neto, Alcides José de
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Girleno Costa
Resumo: Este trabalho objetivou verificar se o curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal, do sertão alagoano, propicia a Educação Ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se, portanto, pela pesquisa descritiva, com procedimentos técnicos, bibliográfico e de levantamento, além do método quantitativo para a abordagem do problema. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário junto aos discentes do oitavo período do curso de Ciências Contábeis. Os resultados da pesquisa apontam que o curso pesquisado não propicia a Educação Ambiental de forma transversal e que, em sua maior parte, os discentes que tiveram acesso às temáticas acerca das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável foram aqueles que cursaram o componente curricular Contabilidade Ambiental, intuindo-se que tal disciplina contempla a temática socioambiental.
Abstract: This study aimed to verify if the Accounting Science course of a federal university, from the Alagoas backlands, provides Environmental Education focused on sustainable development. In regard to the methodological procedures, we opted, therefore, for the descriptive research, with technical, bibliographic and survey procedures, in addition to the quantitative method for addressing the problem. For data collection, a questionnaire was applied to students from the eighth period of the Accounting Science course. The results of the research point out that the researched course does not provide Environmental Education in a cross-sectional way and that, for the most part, the students who had access to the themes on environmental issues and sustainable development were those who attended the Environmental Accounting curriculum component, for which we assume that such subject encompasses the social and environmental them.
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Contabilidade ambiental
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: MELO, Alison Italo de Souza. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável na formação em Ciências Contábeis. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5953
Data do documento: 28-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Formação em Ciências Contáveis.pdf217.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.