00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.creatorLyra, Victor Hugo Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1092514010571996pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T15:47:06Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-26T15:47:06Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationLYRA, Victor Hugo Correia. Um estudo sobre a história e aplicações do método da falsa Posição. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5950-
dc.description.abstractFrom a historical point of view, linear equations emerged at different times and in various locations, and their development and motivation are very peculiar studied in the History of Mathematics. The False Position method is an old and famous linear equation resolution model that is essentially an algebraic method. As its name implies, the mode of use consists in adopting a false value, and then, with proportional adjustments, arrive at the desired result. Besides the historical study of the method, the work will also approach the way in which it can be used geometrically. This idea came from the scientific initiation project “Geometric Algebra Throughout the History of Mathematics” conducted between 2017 and 2018. This is a way of observing that mathematics is connected and that algebra and geometry are related.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquações linearespt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectFalsa posição (Método algébrico)pt_BR
dc.subjectLinear equationspt_BR
dc.subjectMathematics historypt_BR
dc.subjectFalse positionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm estudo sobre a história e aplicações do método da falsa Posiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNuma visão histórica, as equações lineares surgiram em épocas distintas e em várias localidades, sendo seu desenvolvimento e motivação bem peculiares estudados na História da Matemática. O método da Falsa Posição é um antigo e famoso modelo de resolução de equação linear que em sua essência é um método algébrico. Como o próprio nome diz, o modo de utilização consiste numa adoção de um valor falso, para depois, com ajustes proporcionais, chegar ao resultado desejado. Além do estudo histórico do método, o trabalho abordará também a maneira no qual é possível utilizá-lo de maneira geométrica. Essa idéia surgiu a partir do projeto de iniciação científica “A álgebra geométrica ao longo da história da matemática” realizado entre 2017 e 2018. Essa é uma maneira de observar que a Matemática é conectada e que a álgebra e a geometria se relacionam.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo sobre a história e aplicações do método da falsa Posição.pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.