06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação étnico racial e o ensino de História no município de Água Branca: as relações étnico raciais e a formação do professor
Autor(es): Dantas, Manoel Messias Matias
Primeiro Orientador: Santos, Mônica Regina Nascimento dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
Resumo: A implementação das Leis nacionais 10.639/03 e 11.645/08 que instituem o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, e ensino da História Indígena nas escolas brasileiras, além de representar uma ação afirmativa da mais alta relevância, também trouxe à tona uma questão que há muito vem sendo discutida no que se refere à qualidade do ensino nas escolas brasileiras: a formação de professores. Esta pesquisa realizada por meio do estudo bibliográfico, documental e de campo a luz do materialismo histórico situa-se na problemática da educação Étnico-racial, e da formação dos professores de História do município de Água Branca, no sertão alagoano, a partir das Leis acima mencionadas, numa perspectiva de ponderação sobre o seu papel na formação de professores reflexivos, e na instrumentalização destes para a construção do conhecimento prático capaz de tratar de forma pedagogicamente adequada às questões étnicas no espaço escolar.
Abstract: The implementation of the National Law 10.639/03 and 11.645/08 establishing the teaching of History and Afro-Brazilian and African, and Indigenous History of education in Brazilian schools, besides representing an affirmative action of the highest relevance, also brought to the fore an issue that has long been discussed in relation to the quality of education in Brazilian schools: teacher training. This survey through bibliographic, documental and field study the light of historical materialism lies in the issue of Ethnic-racial education, and training of history teachers in the municipality of Água Branca, in Alagoas hinterland, from the Laws above, with a view to consideration of their role in the formation of reflective teachers, and the instrumentalization of these for the construction of practical knowledge capable of treating in a pedagogically appropriate to ethnic issues in school form.
Palavras-chave: Educação étnico racial
Formação docente
Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Ensino de História
Água Branca - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: DANTAS, Manoel Messias Matias. A educação étnico racial e o ensino de História no município de Água Branca: as relações étnico raciais e a formação do professor. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5858
Data do documento: 14-mai-2014
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