06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4479385817803155pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee2Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.creatorDantas, Manoel Messias Matias-
dc.date.accessioned2019-09-03T18:18:22Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T18:18:22Z-
dc.date.issued2014-05-14-
dc.identifier.citationDANTAS, Manoel Messias Matias. A educação étnico racial e o ensino de História no município de Água Branca: as relações étnico raciais e a formação do professor. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5858-
dc.description.abstractThe implementation of the National Law 10.639/03 and 11.645/08 establishing the teaching of History and Afro-Brazilian and African, and Indigenous History of education in Brazilian schools, besides representing an affirmative action of the highest relevance, also brought to the fore an issue that has long been discussed in relation to the quality of education in Brazilian schools: teacher training. This survey through bibliographic, documental and field study the light of historical materialism lies in the issue of Ethnic-racial education, and training of history teachers in the municipality of Água Branca, in Alagoas hinterland, from the Laws above, with a view to consideration of their role in the formation of reflective teachers, and the instrumentalization of these for the construction of practical knowledge capable of treating in a pedagogically appropriate to ethnic issues in school form.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação étnico racialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.titleA educação étnico racial e o ensino de História no município de Água Branca: as relações étnico raciais e a formação do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA implementação das Leis nacionais 10.639/03 e 11.645/08 que instituem o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, e ensino da História Indígena nas escolas brasileiras, além de representar uma ação afirmativa da mais alta relevância, também trouxe à tona uma questão que há muito vem sendo discutida no que se refere à qualidade do ensino nas escolas brasileiras: a formação de professores. Esta pesquisa realizada por meio do estudo bibliográfico, documental e de campo a luz do materialismo histórico situa-se na problemática da educação Étnico-racial, e da formação dos professores de História do município de Água Branca, no sertão alagoano, a partir das Leis acima mencionadas, numa perspectiva de ponderação sobre o seu papel na formação de professores reflexivos, e na instrumentalização destes para a construção do conhecimento prático capaz de tratar de forma pedagogicamente adequada às questões étnicas no espaço escolar.pt_BR
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