Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5817
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar |
Autor(es): | Silva, Adelba Fausto da |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Eraldo de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Silvana Paulina de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marcolino, Suzana |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo compreender os impactos do processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo deste trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa com caráter subjetivo, sendo utilizadas as experiências e observações individuais da autora e entrevistas não estruturas com dez crianças que iriam iniciar as aulas no Ensino Fundamental; uma professora do Centro Municipal de Educação Infantil, de onde se originou as crianças e uma professora da Escola de Ensino Fundamental, destino das crianças; abordagens de pesquisa bibliográfica e Grupo Focal. Os aportes teóricos se dão através das contribuições de Ferreira (2002), Kramer (2011), Marcondes (2012), Motta (2013) dentre outros. Foram utilizadas também fontes relacionadas ao ordenamento legal: Constituição Federal - CF (1988); Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (1998); Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015); Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI (1998); Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). A pesquisa evidenciou que o desenvolvimento sócio cultural da criança, o aprender e o brincar deve se adequar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para que não possam causar danos de aprendizagem para a criança nesta fase, pois nessa fase do Ensino Fundamental as crianças passam grande parte do tempo sendo escolarizadas e não podem brincar mais, necessitando assim que sejam desenvolvidos métodos e formas que estabeleçam que a transição desse processo ocorra de forma prazerosa, pois a criança não deixa de ser criança porque entrou para o Ensino Fundamental, evitando que haja rupturas. |
Palavras-chave: | Crianças Ensino Fundamental Educação Infantil Transição Children Transition Elementary School Child education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Adelba Fausto da. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5817 |
Data do documento: | 30-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar.pdf | 296.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.