Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rosemeire Reis da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3449113858899262 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mota, Maria Danielle Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9647457248949178 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Pauliana Francino da | - |
dc.creator | Silva, Ranielle Oliveira Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T13:49:14Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T13:49:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de Pedagogia da UFAL.pdf | 523.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.