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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5652
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Lima, Walter Matias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0941145152986197 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6117395439543435 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Menezes, Anderson de Alencar | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/399675744096328 | pt_BR |
dc.creator | Gomes, Maxwell da Silva | - |
dc.creator | Silva, Silvanio Lessa da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6220885300568429/ http://lattes.cnpq.br/0223936566925190 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T20:05:11Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01T20:05:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-15 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Maxwell da Silva; SILVA, Silvanio Lessa da. O desencanto do encanto de ser professor. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5652 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Encanto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Desencanto | pt_BR |
dc.subject | Mal-estar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O desencanto do encanto de ser professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo teve como objetivo compreender como se dá, no período de formação, o desencanto pela profissão docente, que repercute para além da universidade, influenciando negativamente o exercício da profissão, ocasionando níveis altos de estresse, depressão e afastamento da função de ser professor. Foi construído a partir de pesquisas bibliográficas em teóricos que estudaram a questão do encanto e desencanto pela profissão, o mal-estar docente e sobre a história da formação docente no Brasil. As pesquisas foram baseadas nos seguintes teóricos: BORGES, AQUINO E PUENTES (2011); CANDAU (2016); CUNHA (2013); FONSECA (2013); GADOTTI (2000); GATTI (2013); IÓRIO (2016); KIMURA et al. (2012); NASCIMENTO E RODRIGUES (2018); OLIVEIRA, SOARES E SOUSA (2011); SANTANA, SANTOS E BARROS (2016); SAVIANI (2009); SAVIANI (2011); SAVIANI (2005); SILVA (2011); SÍVERES (2015); TOMAZZONI et al. (2016) e VIEIRA (2016). Buscou-se responder sobre os possíveis agentes desmotivadores que levam os jovens a não escolherem a formação e a profissão docente; ocorrem durante o processo de formação e que desestimula o graduando a se tornar um professor; e, levam o professor, no exercício da sua função, a pensar em parar de atuar. Como resultado dos estudos realizados ficou entendido que diversos fatores ainda produzem um certo encantamento em alguns, os motivando a escolherem a formação e profissão docente. Contudo, dentro da formação, os desencantos começam a serem produzidos e levam muitos a desistência ainda no período de formação e outros já no exercício da profissão. Ficou, assim, clara a necessidade de o governo voltar o olhar de forma muito mais acurada para a categoria docente, bem como da criação de políticas públicas de valorização profissional mais aprimoradas e efetivadas, para, com isso, desencadear, dentro da sociedade, um possível retorno ao encanto pela profissão docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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