00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6117395439543435pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/399675744096328pt_BR
dc.creatorGomes, Maxwell da Silva-
dc.creatorSilva, Silvanio Lessa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6220885300568429/ http://lattes.cnpq.br/0223936566925190pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-01T20:05:11Z-
dc.date.available2019-08-01T20:05:11Z-
dc.date.issued2019-05-15-
dc.identifier.citationGOMES, Maxwell da Silva; SILVA, Silvanio Lessa da. O desencanto do encanto de ser professor. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5652-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEncantopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDesencantopt_BR
dc.subjectMal-estarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desencanto do encanto de ser professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo compreender como se dá, no período de formação, o desencanto pela profissão docente, que repercute para além da universidade, influenciando negativamente o exercício da profissão, ocasionando níveis altos de estresse, depressão e afastamento da função de ser professor. Foi construído a partir de pesquisas bibliográficas em teóricos que estudaram a questão do encanto e desencanto pela profissão, o mal-estar docente e sobre a história da formação docente no Brasil. As pesquisas foram baseadas nos seguintes teóricos: BORGES, AQUINO E PUENTES (2011); CANDAU (2016); CUNHA (2013); FONSECA (2013); GADOTTI (2000); GATTI (2013); IÓRIO (2016); KIMURA et al. (2012); NASCIMENTO E RODRIGUES (2018); OLIVEIRA, SOARES E SOUSA (2011); SANTANA, SANTOS E BARROS (2016); SAVIANI (2009); SAVIANI (2011); SAVIANI (2005); SILVA (2011); SÍVERES (2015); TOMAZZONI et al. (2016) e VIEIRA (2016). Buscou-se responder sobre os possíveis agentes desmotivadores que levam os jovens a não escolherem a formação e a profissão docente; ocorrem durante o processo de formação e que desestimula o graduando a se tornar um professor; e, levam o professor, no exercício da sua função, a pensar em parar de atuar. Como resultado dos estudos realizados ficou entendido que diversos fatores ainda produzem um certo encantamento em alguns, os motivando a escolherem a formação e profissão docente. Contudo, dentro da formação, os desencantos começam a serem produzidos e levam muitos a desistência ainda no período de formação e outros já no exercício da profissão. Ficou, assim, clara a necessidade de o governo voltar o olhar de forma muito mais acurada para a categoria docente, bem como da criação de políticas públicas de valorização profissional mais aprimoradas e efetivadas, para, com isso, desencadear, dentro da sociedade, um possível retorno ao encanto pela profissão docente.pt_BR
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