00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
Título(s) alternativo(s): Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques
Autor(es): Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros
Primeiro Orientador: Amaral, Maria Virgínia Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Kátia Maria Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Barretto, Elvira Simões
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee4: Lameiras, Maria Stela Torres Barros
Resumo: Este trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal.
Palavras-chave: Discours
Silence
Genre
Science
École
Curriculum caché
Discurso
Silenciamento
Gênero
Ciência
Escola
Currículo oculto
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555
Data do documento: 12-dez-2011
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