Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/555
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Amaral, Maria Virgínia Borges | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4082641028014994 | por |
dc.contributor.referee1 | Melo, Kátia Maria Silva de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5375151893852187 | por |
dc.contributor.referee2 | Barretto, Elvira Simões | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8938462538963163 | por |
dc.contributor.referee3 | Silva Sobrinho, Helson Flavio da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9678771021912570 | por |
dc.contributor.referee4 | Lameiras, Maria Stela Torres Barros | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5818635755922947 | por |
dc.creator | Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6770048050670228 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:30:30Z | - |
dc.date.available | 2012-10-09 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:30:30Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-12 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística; Literatura Brasileira | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Discours | fra |
dc.subject | Silence | fra |
dc.subject | Genre | fra |
dc.subject | Science | fra |
dc.subject | École | fra |
dc.subject | Curriculum caché | fra |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Silenciamento | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Ciência | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Currículo oculto | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática | por |
dc.title.alternative | Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques | fra |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.