00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5359
Tipo: Dissertação
Título: Aplicando a teoria Van Hiele no ensino fundamental: uma experiencia com materiais manipulativos
Título(s) alternativo(s): Applying theory van hiele in basic education: na experience with materials manipulatives
Autor(es): Neves, Ana Paula Ferreira das
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal a criação, a execução e a avaliação de umasequência didática de caráter interativo e dinâmico que propicie a aprendizagem de conceitos fundamentais da geometria euclidiana vista no ensino fundamental. As atividades da sequência criada incluem trabalhos com materiais manipulativos e fundamentam-se na Teoria Van Hiele de ensino da geometria. Trata-se de um trabalho de natureza quanti-qualitativa com procedimentos metodológicos inspirados na metodologia da pesquisa-ação. A experiência foi realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Rio Largo/AL.
Abstract: This work has as main objective the creation, implementation and evaluation of a didactic sequence of interactive and dynamic character that is conducive to learning fundamental concepts of Euclidian geometry view in elementary school. The activities of the established sequence include work with manipulatives and materials are based on the geometry of teaching Theory Van Hiele. This is a quantitative and qualitative work with methodological procedures based on the action research methodology. The experiment was conducted with students from the ninth grade of elementary school in a public school in the city of Rio Largo / AL.
Palavras-chave: Teoria Van Hiele
Ensino Fundamental
Geometria
Materiais concretos ou manipulativos
Geometry
Van Hiele theory
Elementary School
Concrete or manipulative materials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: NEVES, Ana Paula Ferreira das. Aplicando a teoria Van Hiele no ensino fundamental: uma experiencia com materiais manipulativos. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5359
Data do documento: 31-mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicando a teoria Van Hiele no ensino fundamental: uma experiencia com materiais manipulativos.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.