00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Regina Paz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vanessa Sátiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768373732492552pt_BR
dc.creatorSilva, Pedro Henrique Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3974126111323108pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T18:10:25Z-
dc.date.available2019-07-02T18:10:25Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Henrique Santos da. Escola sem partido: fundamentos e repercussões na prática escolar. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5357-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the Movement School without Party (ESP), analyzing its foundations and repercussions in school practice. It is a qualitative approach based on documental and bibliographic research. The theoretical basis of the study occurs in the light of authors such as Paulo Freire (1996), Gaudêncio Frigotto (2016), Moacir Gadotti (2016), Fernando Penna (2017) and others. As results of the research, we identified that the Movement School without Party is strongly influenced by conservative sectors of society, especially evangelicals that have gained expressiveness in Brazilian politics. It was also observed that the School without Party is in line with the neoliberal logic of education, in which school systems must offer only a minimal education for the working class. Among the repercussions of the movement in school practice, are the curtailing of the freedom of expression and criticality of the teacher, as well as the incentive to censure, denounce and criminalize teachers. We conclude, therefore, that the policing and criminalization of the teacher will lead to the plastering of the critical thinking of the student and, consequently, it will bring back a technical and uncritical teaching to the Brazilian public schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Sem Partidopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSchool without Partypt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEscola sem partido:fundamentos e repercussões na prática escolarpt_BR
dc.title.alternativeSchool without party: fundamentals and repercussions in school practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo refletir acerca do Movimento Escola Sem Partido (ESP), analisando seus fundamentos e repercussões na prática escolar. É de abordagem qualitativa baseada na pesquisa documental e bibliográfica. A fundamentação teórica do estudo ocorre à luz de autores como Paulo Freire (1996), Gaudêncio Frigotto (2016), Moacir Gadotti (2016), Fernando Penna (2017) dentre outros. Como resultados da pesquisa, identificamos que o Movimento Escola Sem Partido sofre grande influência dos setores conservadores da sociedade, especialmente dos evangélicos que tem ganhando expressividade na política brasileira. Constatou-se também, que o Escola Sem Partido está em consonância com a lógica neoliberal de ensino, em que os sistemas escolares devem ofertar apenas uma educação mínima para classe trabalhadora. Entre as repercussões do movimento na prática escolar, estão o cerceamento da liberdade de expressão e criticidade do professor, assim como o incentivo a censura, denuncismo e a criminalização dos docentes. Concluímos, portanto, que o policiamento e criminalização do professor acarretará no engessamento do pensamento crítico do educando e, consequentemente, trará de volta um ensino tecnicista e acrítico às escolas públicas brasileiras.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola sem partido: fundamentos e repercussões na prática escolar.pdf435.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.